Páginas

terça-feira, novembro 4

Cola de Resina


Há cinquenta anos, este ramo de árvore carregado de bolinhas de resina, era uma preciosidade, um achado importante para um puto da Porcalhota com 9 ou 10 anos.

Naquele tempo, se eu encontrasse no campo um Pessegueiro (Alpercegueiro, Pereira
ou Ameixoeira) com um ramo assim como este, certamente que não lhe tirava a fotografia - isso nem passava pela cabeça de um puto que andava na 4ª classe - primeiro porque nem sequer tinha máquina fotográfica e depois porque a fotografia não me iria servir para nada.
O que eu fazia era sacar do canivete e rapar todas as bolinhas de resina para levar para casa. Isso sim, servia para alguma coisa - para fazer cola. Chamava-lhe "Goma Arábica" porque esta resina era igualzinha à que vendia o Sr. Américo, na Drogaria em frente à Filarmónica.
Punham-se ao lume umas quantas bolinhas dentro de um púcaro com água e depois de diluída a mistura, deixava-se espessar um bocadinho - aí estava a cola perfeita para fixar na "Caderneta" os "Cromos da Colecção de Figuras Ilustres" ou os "Bonecos da Bola".

Depois, apareceram os tubos de Cola Branca para papel e cartolina (da "Cisne") que a gente usava nos Trabalhos Manuais, no Ciclo Preparatório ou no Liceu. Todavia, em casa, continuava a usar a Goma Arábica.

6 comentários:

  1. Como me lembro, de ver a minha mãe, fazer a "goma Arábica"! E colava tudo. E também me lembro da de resina. Essa era chata, porque custava a sair dos dedos e, deixava manchas na pele e, na roupa.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Ontem entrei na drogaria do Sr. Américo e foi ele que me atendeu. Já não via o Sr. Américo há muitos anos, talvez uns vinte cinco ou mais, gostei de o ver e de me lembrar que aquele senhor agora com idade era um senhor novo, muito bem educado de aparência irrepreensível na sua impecável bata branca e eu era um puto de 11 ou 12 anos ou menos - E eu ontem fiz 52 anos

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, meu amigo, ele era (e julgo que ainda deve ser) de uma educação irreprensível.
    No comércio da Porcalhota, ninguém como ele, atendia com um sorriso e boas maneiras, tanto os mais velhos como os mais novos como nós, os miúdos de então.
    PARABÉNS PELOS 52 ANOS E PELAS BOAS MEMÓRIAS DA PORCALHOTA.

    ResponderEliminar
  4. Goma Arábica, é bem verdade, quem se lembra disso hoje? Só malta como nós com 50 ou mais anos, a idade em que começa a nostalgia, verdade?

    Mas como dizia o grande Victor Hugo:
    A nostalgia é a alegria de estar triste.

    ResponderEliminar
  5. O Sr. Américo! Uma figura emblemática da Porcalhota. Lembro-me muito bem dele, da sua simpatia e educação.
    Mas atenção, eu só tenho 43 anos.

    ResponderEliminar
  6. Preciso saber fórmula correta de como fazer cola goma arabica.

    Agradeço a quem puder me ajudar

    ResponderEliminar