domingo, novembro 1

Todos os Santos

Primeiro de Novembro, finalmente o fim do Verão, belo dia para ficar em casa à lareira, meditando por exêmplo sobre o significado deste dia Feriado.
O dia de hoje, no Ocidente, é dedicado à celebração de todos os Santos que povoam o Universo do Catolicismo.
E quantos são, e quais são, então os Santos que celebramos hoje?
Todos os que a Igreja canonizou. E já são... mais que muitos - só o Papa João-Paulo II, canonizou mais Santos do que todos os outros Papas juntos, desde há muitos séculos!
No nosso Calendário, cada dia do ano tem um ou vários santos! Isto se nos referirmos apenas aos canonizados - oficialmente reconhecidos pela Igraja - só esses são muito mais numerosos do que os dias do ano... há Santos de sobra para todos os dias.
Alguns Santos, não muitos, têm direito a um dia de festa especial. São os privilegiados, que se destacam da maioria. Digamos que estão instalados em "Condomínios Fechados".
Os outros, a grande maioria, os menos "importantes", ou mais humildes, passam mais ou menos despercebidos no seio da comunidade que habita os apartamentos dos bairros periféricos (os Cacéns, os Massamás, os Odivelas, etc.) do Céu Católico.
Mas hoje é, especialmente, o Dia de Todos os Outros, os Santos anónimos, os "sem abrigo" do Céu - pois que o Céu está cheio de Santos e Santas não canonizados - as pessoas que levaram na terra, não uma santa vida, mas uma vida santa.

0 Comentários:

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial