quarta-feira, setembro 20

Os Caetanos I

Na inauguração da Televisão em Portugal, Marcelo Caetano avisa:

A televisão é um instrumento de acção, benéfico ou maléfico, consoante o critério que presidir à sua utilização. O governo espera que os dirigentes do novo serviço público saibam fazer desse instrumento um meio de elevação moral e cultural do povo português.

A RTP não poderia ser voz da Nação, mas sim a voz do partido que governava a Nação. Os telespectadores (os pagantes, os contribuintes) não iriam ver aquilo que queriam, mas sim aquilo que o regime do Estado Novo julgava adequado.

O delfim de Salazar encontra na televisão o meio que considera ideal para dar a conhecer ao país o que o governo pensava, projectava ou fazia… nas Conversas em Família, Marcelo, serve-se da televisão até à exaustão e
os outros governantes seguem-lhe o exemplo.

E HOJE, NÃO???

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Boa !!! É destas histórias que eu gosto e não só.. Adoro conhecer o passado, para por vezes entender o presente.. À uns tempos descobri que foi editado em 1983 por uma editora penso eu já extinta, um livro intitulado. " O Lobisomem da Porcalhota" In Semente.. de um tal de Manuel João da Castela Cravo..
Continue Amigo Bicho.. :)

23/09/06, 12:48  
Blogger RS disse...

Nomeadamente os governantes do futebol nacional. Sempre que anunciam conferências de imprensa, abrem telejornais nos principais canais televisivos.
Viva a RTP2.

24/09/06, 16:55  
Blogger O Bicho disse...

Pantas, já tinha visto esse título numa listagem na Internet.
O autor, é da Amadora e escreve umas histórias num Blog: "joaocravo.blogspot.com"

24/09/06, 22:43  
Anonymous Anónimo disse...

Ultimamente tenho lido tantas loas a Marcelo Caetano (artigos/editoriais/entrevistas com a filha etc. etc.) que já estou todo baralhado; mas afinal Marcello era tão ou mais democrata que os actuais políticos ou são os actuais políticos que são mais fascistas que Marcelo???? pelo menos mais desonestos são! se eles são os netos de Marcelo e Compª., só que se dizem democratas........

Então os que estão no poder não são os netos do antigo regime? ou são os netos dos filhos do Povo?????

É Portugal no seu melhor...
Seve

25/09/06, 19:42  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial