terça-feira, março 20

A Passarada


Os pássaros ou aves têm o corpo coberto de penas. Existem vários tipos de penas: as tectrizes, as rectrizes e as remijes, para além das penas de Talião e das penas de prisão, que podem ser pesadas, perpétuas, leves ou removíveis a multa.

Mas os pássaros não possuem apenas as penas a cobrir-lhes o corpo: têm ainda plumas e pele, cuja mais conhecida é a pele de galinha.
Desprovidos de dentes, os pássaros têm a boca em forma de bico. Citemos o bico de papagaio, em forma de nariz, o bico das columbinas, que é córneo na ponta, o bico de obra e ainda o bico de Bunsen.

Toda a gente sabe que os pássaros, em vez de braços, possuem asas, com as quais, estes espantosos animais conseguem voar, movendo-as para cima e para baixo, alternadamente! No entanto, nem só as aves voam. Também voam as moscas, os aviões e o dinheiro.

Os pássaros são todos ovíparos, excepto os insectívoros, que têm os tarsos muito pequenos para esse género de coisas.


A pomba, por exemplo, põe sempre dois ovos, raramente carimbados, que o macho ajuda a chocar um contra o outro. Ao fim de 18 dias nascem duas crias que não vêem, não têm penas, não sabem voar, mal sustêm a cabeça e, mesmo assim, se chamam borrachos!

(enciclopédia "Pão com manteiga 2", 1981)

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Esqueceste-te de falar na passarada que por aí anda e que come tudo e não deixa nada.

20/03/07, 22:32  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial