Monsieur de La Palice
O Maréchal Jacques de Chabannes, o Senhor de La Palice, foi afinal um verdadeiro artista da cavalaria Francesa, morto em combate em Pavia, 1525.
Sobre a sua morte sói dizer-se: "Un quart d'heure avant sa mort, il était encore en vie." Esta é uma "lapalissada" ou verdade do Senhor de La Palice (ou La Palisse).
Qual não foi o meu espanto, quando nos meus passeios por terras de França, um dia na região de Auvergne, encontrei um letreiro na estrada que dizia "La Palice - 5 Km". Cheio de curiosidade segui essa direcção e não é que passados 5 km cheguei à vila chamada La Palice, onde existe, de verdade, o Castelo do Sr. de La Palice, la Maison de Chabannes, que ainda pertence à família deste famoso Maréchal Francês.
Santa ignorância, imaginem que só nessa altura é que fiquei a saber que afinal, Mr. de La Palice existiu mesmo.
3 Comentários:
É estranho! Também eu não conhecia este La Palice. Aquele das verdades supremas também existiu e era Lapalisse.
Ou não fossse esta uma verdade do dito.
Quim
No aportuguesamento do termo, tanto faz um como outro, é corrente o uso das duas formas de escrita: "laPalice" ou "laPalisse". "Ça veut dire, ça m'est égale", quer dizer "é igual ao litro".
Nós cá em Portugal, temos uma personagem equivalente a "La Palisse" (não sei se com ou sem castelo), "Madame de La Caneças" (estar vivo é o contrário de estar morto).
RS
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial