terça-feira, maio 10

Monsieur de La Palice


O Maréchal Jacques de Chabannes, o Senhor de La Palice, foi afinal um verdadeiro artista da cavalaria Francesa, morto em combate em Pavia, 1525.
Sobre a sua morte sói dizer-se: "Un quart d'heure avant sa mort, il était encore en vie." Esta é uma "lapalissada" ou verdade do Senhor de La Palice (ou La Palisse).
Qual não foi o meu espanto, quando nos meus passeios por terras de França, um dia na região de Auvergne, encontrei um letreiro na estrada que dizia "La Palice - 5 Km". Cheio de curiosidade segui essa direcção e não é que passados 5 km cheguei à vila chamada La Palice, onde existe, de verdade, o Castelo do Sr. de La Palice, la Maison de Chabannes, que ainda pertence à família deste famoso Maréchal Francês.
Santa ignorância, imaginem que só nessa altura é que fiquei a saber que afinal, Mr. de La Palice existiu mesmo.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

É estranho! Também eu não conhecia este La Palice. Aquele das verdades supremas também existiu e era Lapalisse.
Ou não fossse esta uma verdade do dito.
Quim

10/05/05, 20:22  
Anonymous Anónimo disse...

No aportuguesamento do termo, tanto faz um como outro, é corrente o uso das duas formas de escrita: "laPalice" ou "laPalisse". "Ça veut dire, ça m'est égale", quer dizer "é igual ao litro".

11/05/05, 10:12  
Anonymous Anónimo disse...

Nós cá em Portugal, temos uma personagem equivalente a "La Palisse" (não sei se com ou sem castelo), "Madame de La Caneças" (estar vivo é o contrário de estar morto).
RS

11/05/05, 17:42  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial