segunda-feira, maio 9

Ponte Romana 3


Pont du Guard - Provence.
Hoje é notícia o fim da 2ª Grande Guerra e isso fez-me lembrar esta ponte que, graças a não sei o quê ou quem, foi poupada pelos bombardeamentos, enquanto uma outra não muito loge desta (em Arles) foi arrasada.
Esta ponte Aqueduto com 3 níveis, para fornecimento de água a Nimes, é a maior obra de engenharia civil do Império Romano que eu conheço na Europa.
Eu acho até, que há muito mais monumentos do tempo dos Romanos no Sul de França do que em Itália. Em Arles e Nîmes, por exêmplo, encontrei as mais bem conservadas arenas/praça de touros/coliseu romanas, onde ainda hoje se realizam Corridas de Touros à Portuguesa (aquelas com Cavaleiros e Forcados); lembro que a primeira vez que por lá passei, encontrei o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca; também em Nîmes existe um Forum Romano (como o Templo de Diana de Évora) ainda com telhado e paredes e porta.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Trés beau. Ça me fait du mal revoir ces choses lá!
Quim

10/05/05, 08:50  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial