terça-feira, outubro 11

Ergonomistas


Penso que O Salvador, nosso amigo, teria muito para dizer (escrever) sobre este assunto.
Definição:
Os ergonomistas agem para transformar ou conceber situações de trabalho afim de que elas possam ser compatíveis ao mesmo tempo com o conforto e a saúde dos trabalhadores e a eficácia económica das empresas.
Pensando nisto, posso concluir que na minha ex-empresa, não havia bons ergonomistas ou então eu era um caso perdido, muito difícil.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

LUIS em GRANDE estilo.
e depois dizes mal da reforma.
O.T.

11/10/05, 21:50  
Anonymous Anónimo disse...

Em teoria, os bons empresários e os administradores/gestores de empresas, procuram obter a máxima eficácia económica, aumentar a produtividade e ser mais competitivos que a concorrência, adoptando uma política de salários justos, diferenciados, adoptando práticas de Responsabilidade Social da Empresa, de produção baseada nas normas da Qualidade, fomentar a formação dos contínua dos seus trabalhadores/colaboradores (este termo está mais na moda), explorar o negócio (através da criação de valor acrescentado dos seus produtos) e não os colaboradores, não esquecendo nunca que o que mantém o negócio ou a empresa ou a organização, é o cliente (numa repartição de finanças, o cliente é o contribuinte, nas colectividades os clientes são os seus sócios, etc.).
A Ergonomia e a aplicação de uma política de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, para além de proporcionarem uma efectiva melhoria na qualidade de vida das pessoas, no local de trabalho, podem também contribuir para a qualidade de vida futura, evitando doenças profissionais (tendinites, por ex.) e acidentes trabalho. Para além do factor saúde, pode-se também poupar milhões de euros/ano, tanto nas empresas privadas (através de gastos com seguros de saúde - desculpe-me o Mestre Quim), como ao Erário Nacional (através do recurso à saúde da Segurança Social).
Não sei como foi o caso do meu amigo na sua ex-empresa, mas parece que na sua actual posição, não está nada mal adaptado (ergonómicamente falando, claro).
Um abraço,
Rui Salvador

11/10/05, 23:26  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial