quinta-feira, dezembro 1

Cheias de 1967


Deixei passar no outro dia - estava muito bem disposto - a efeméride de um acontecimento trágico a que muitos de nós na Porcalhota assistimos. Será que se lembram?
Eu sim: em 25 de Novembro, a chuva começou depois do jantar e continuou forte - como nunca mais vi ou ouvi - até perto da meia-noite quando adormeci, a ouvir as pedras da Trav. da Quinta do Pau, rebolarem pela rua levadas pela enchurrada. E pensava - que sorte morar numa casa confortável e num 2º andar.
Quando amanheceu o dia 26, ouvi as notícias - na Rádio - e fui dar uma volta, para ver o que se passava realmente - porque Telejornal havia só um, à noite.
Nunca tinha visto, e nunca mais vi - ao vivo, in loco - tamanha devastação e desgraça. Comecei pela Venda-Nova, às Portas de Benfica e não vi pior sítio em todo o redor de Lisboa a não ser talvez em Odivelas. Dizem que que foram p´ra cima de 500 mortos.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Tenho a impressão que as chuvadas faram a 18 de Novembro. Mandei-te um e-mail com um "programa do Grupo Artistico da SFRAA" e tenho ideia que foi nessa noite que aconteceu essa desgraça. JC

01/12/05, 03:08  
Blogger O Bicho disse...

Encontrei no site da CM Odivelas - "A região de Lisboa foi atingida, na noite de 25 para 26 de Novembro de 1967, por uma precipitação foi intensa e concentrada, tendo atingido quantitativos de 111mm em apenas 5 horas (entre as 19h e as 24 h do dia 25), na estação de São Julião do Tojal, no concelho de Loures. A precipitação ocorrida atingiu nesta data, nas estações da região de Lisboa, 1/5 do total anual de precipitação".

01/12/05, 03:17  
Anonymous Anónimo disse...

Eu ia jurar que foi em Novembro de 1969 e não 1967. Digo isto porque eu não vivia cá na altura que isso aconteceu e em 1967 eu vivia na Rua Pedro Franco.
E o mais curioso é que, tenho ainda na memória as grandes paragonas que os jornais franceses fizeram na altura. Mas se o site diz que foi em 67, pode ser que eu esteja errado.
Quim

01/12/05, 10:16  
Anonymous Anónimo disse...

Noite de 25 para 26 de Novembro de 1967.. É correcto e afirmativo. Diga-se entendido.. Escuto!!!

01/12/05, 14:29  
Blogger O Bicho disse...

Mensagem captada. Over and out.

01/12/05, 19:36  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial