quarta-feira, fevereiro 15

arquitectura industrial


ou "O trabalho V"

Vale bem a pena visitar este edifício, por acaso muito bem conservado, na zona ribeirinha de Lisboa, para aí apreciar o Museu da Electricidade.
Consegue-se imaginar como era o trabalho nesta verdadeira obra-prima da Revolução Industrial. Na era do desenvolvimento de grandes indústrias do carvão e do aço na Europa, não era nada fácil a vida dos operários numa Fábrica de Luz, que como esta, trabalhava a carvão.
Faço uma pequena ideia desde que, nos meus tempos de estudante, tive oportunidade (e previlégio) de visitar, ainda em plena laboração, uma grande unidade industrial - a Siderurgia do Seixal - com um Alto Forno de produção de ferro e unidades de produção de aço.
Recordo a propósito, os romances em que Emile Zola descreve, com pormenor, as tristes vidas do proletariado desses tempos em França.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

GRANDE REPORTER,
temos que falar c/ o JUNIOR
para fazeres uns trabalhos p/ a
SIC.

15/02/06, 11:51  
Anonymous Anónimo disse...

Delicio-me com estas fotos, é de meter inveja esta dedicação, eu por equanto venho aqui a este blog todos os dias, pode ser que um dia me também despeça e toca a andar de Bicla e de Maquina na mão.. Fixe Amigo :)

15/02/06, 12:21  
Blogger O Bicho disse...

Meus amigos, a verdade é que nós temos aqui Á VOLTA, não muito longe da PORCALHOTA, montes de locais interessantes, a nível PAISAGÍSITICO, HISTÓRICO E ARQUITECTÓNICO.
O uqe se passa, normalmente é que o Pessoal, no dia-a-dia, não passa muito cartão às coisas que estão todo o tempo à frente dos nossos olhos.

17/02/06, 21:26  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial