segunda-feira, maio 1

Maduro Maio

Corta da Mina "Corta" de S. Domingos
Para não deixar passar este dia 1º de Maio sem um post dedicado ao trabalhador.


Os mineiros, a vida dos mineiros, as lutas dos mineiros - representam para mim, um grande símbolo deste dia que se pretende comemorar.
Imagem acabadinha de chegar das Minas de S. Domingos - a "Corta" da Mina, as escombreiras, uma entrada de galeria, os socalcos de corte e o reservatório de água forte (ácido) resultantes da extinta actividade.
Durante mais de 100 anos, 24 horas por dia, várias gerações de famílias inteiras de mineiros, rebentaram as mãos e os pulmões escavando as entranhas da Serra de S. Domingos para retirar muitos milhões de toneladas de terra, pedras e minério.
A exploração mais mais antiga de Portugal situada numa das regiões, que até há alguns anos atrás, era das mais inóspitas, pobres e esquecidas do País.
A Mina parou há muito, e a aldeia - bairro mineiro - em redor, quase morreu. Mas a este pobre lugar, chegou agora a riqueza:

não muito longe das ruínas das oficinas da velha mina, uma Estalagem de 5 Estrelas, coisa fina - 200€ é quanto custa um quarto de casal para uma noite. Espantoso! Chiça, ainda bem que não havia vagas, quando lá passei ontem..!

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Ohhh Senhora Santa Barbaraaa !!! Lá ra lá lá lá lá.. Padroeira dos Mineiros vê lá, vê lá companheiro vê lá, vê lá como venho eu... Lá ra lá la rá lá lá..

02/05/06, 12:46  
Blogger O Bicho disse...

Um dia ainda hei-de arranjar maneira de ligar aqui o sonoro!

02/05/06, 13:31  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial