segunda-feira, outubro 2

Videotape 1955


Esta peça de mobiliário (espécie de cómoda) foi, nem mais nem menos que o primeiro modelo de série AMPEX de gravador de vídeo profissional ou Videotape Recorder - VR1000.

De salientar que esta era apenas uma parte da máquina,
  • a parte acessível aos operadores comuns da televisão, o móvel/mesa onde rodavam as bobines com a fita, a cabeça magnética rotativa para gravação e leitura e os respectivos motores servo-freio e sistema de vácuo.
  • ao lado deste encontravam-se as "racks" com 2 metros de altura, carregadinhas daquelas válvulas electrónicas de incandescência, onde se processava todo o controlo de imagem, som e sincronismos essenciais para o sinal a emitir numa estação de televisão comercial.
Não imaginam a barulheira (e o calor) que uma maquineta destas fazia e os problemas de arrefecimento que se punham numa sala de videotapes.
Na foto dos 6 pioneiros da AMPEX, o homem do lacinho, é Ray Dolby, o inventor do Sistema Dolby anti ruído, que todo o mundo conhecia, dantes, quando ainda se utilisavam gravadores de som com fita magnética, em bobine ou cassete.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial