segunda-feira, novembro 5

Arquitecturas 49


Fortaleza de Peniche.


No reinado dos Filipes (de Espanha e Portugal), o Conde de Atouguia, Peniche e Berlengas, D. Afonso de Ataíde, iniciou esta construção em prol da defesa contra a pirataria que atacava a ínsula.

Desde os primórdios da civilização ibérica que, por aqui passavam muitos navios, vindos do porto de Tauria (Atouguia) onde carregavam:

Vinho, sal, laranjas, cidras, pêras, uvas e figos e ainda grandes quantidades de alhos, cebolas, melões, hortaliças e outras mercadorias. Havia também muitos barcos a pescar que traziam à terra grande proveito.

O progressivo assoreamento desta baía, fez com que D. Duarte mandasse realizar grandes obras no porto de Atouguia para tentar recuperá-lo, conseguindo que algumas embarcações aí pudessem chegar.

Como muitos barcos se perdiam devido às más condições do porto, esse rei, ordenou que se instalassem conhecedores e experientes pilotos na Ilha de Peniche, para auxiliarem a navegação que demandasse o porto de Atouguia.

A faina piscatória, já se encontrava muito concentrada na ilha de Peniche, vai agora instalar-se totalmente lá, ficando toda a antiga baía de Atouguia entregue às aves migratórias, que se aproveitavam da muita comida que esses pântanos produziam em grandes quantidades.

(excertos de uma interessante História de Atouguia da Baleia)

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mal imaginava D.Duarte que esta fortaleza viria a tornar-se um simbolo da Republica.
Álavro Cunhal e outros resistentes, ali passaram, não os figos de Atouguia, antes as passas do Algarve.
A minha grande admiração por essa coragem, apesar das suas cores serem diferentes das minhas.

07/11/07, 00:11  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial