quinta-feira, fevereiro 7

ganhar menos


A minha teoria posta em prática: "GANHAR MENOS PARA VIVER MELHOR".

Como eu decidi há quase três anos, parece que, finalmente, há cada vez mais pessoas que trocam salários de luxo, por mais tempo livre e vivem melhor, consumindo menos.
É uma espécie de movimento mundial - são já conhecidos como "Os Adeptos da Simplicidade", os que conseguem por de lado "O Complexo da Opulência" e desligar-se do fenómeno da ostentação gratuita, do consumo desnecessário e da cultura do supérfluo.

Os defensores do "decrescimento" são indivíduos que procedem a uma mudança, voluntária e a longo prazo, no seu modo de vida. Começam por reduzir a sua actividade laboral, obtendo com isso, rendimentos menos elevados, mas ganhando maior disponibildade de tempo. A consequência imediata da redução de rendimentos é a diminuição do consumo.

Uma vez que estão mais livres da rotina capitalista, trabalham menos, ganham menos dinheiro, gastam menos dinheiro mas de forma mais construtiva, levando os praticantes deste modo de vida mais simples, a desenvolver, implicitamente uma tomada de consciência ecológica - uma vida com mais sentido.


Resumindo:
O ritmo de vida actual está sempre a acelerar. É preciso trabalhar mais para podermos consumir cada vez mais.
Mas há quem esteja cansado deste esquema de vida, do stress diário, da febre do hiperconsumismo - alguns esquisitos optaram por fazer uma pausa na corrida desenfreada das suas vidas e começaram a trocar dinheiro por tempo.
O velho ditado, "O Tempo é Dinheiro" agora "O Dinheiro compra Tempo".
(artigo de "O Courrier Internacional", para desenvolver, um dia destes, se tiver tempo...)

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

É verdade Gigi, Com o avançar da idade o ser humano começa a ser mais exigente para umas coisas, não se importando de ceder naquilo que acha fútil.
Só o tempo começa a contar, logo o importante é aproveita-lo enquanto a saúde permite.
Vai a quantidade, fica a qualidade.

07/02/08, 21:10  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial