quinta-feira, setembro 11

Nine Eleven


No cimo da Torre dos Clérigos

Acontece-me por vezes - ao subir a um alto edifício e olhar para a rua, lá em baixo - tentar imaginar (um bocadinho só) o que sentiram os desgraçados que se despenharam do alto das Twin Towers para o chão da rua, em 11 de Setembro de 2001 - "Nine Eleven" como ficou conhecida a data, nos EUA.


Visitei Manhatan um ano depois e do cimo de um arranha-céus local, que não tinha nem metade da altura das antigas Torres Gémeas, a vista para o "ground zero", dava vertigens e, por momentos parecia-me que ainda havia fumo, pó e gritos.

Há coisas que, mesmo só imaginando, me causam muita impressão...

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

O nosso mal, Bicho, é exactamente imaginarmos com muita facilidade. Isso, misturado com a demasiada sensibilidade é a nossa desgraça.
Felizes os inconscientes, os egoístas que, só vêm o seu próprio umbigo. Às vezes, só às vezes, gostava de ser assim. Esquecer tudo o que se passa ou passou no mundo, deve ser bom, às vezes. Eu não sou assim e, francamente, acho que não queria ser.
Maria

12/09/08, 09:01  
Anonymous Anónimo disse...

TAMBEM FOI EM 11 DE SETEMBRO

Em 11 de setembro de 1973, um golpe de Estado realizado pelas classes dominantes chilenas derrubou o governo da Unidade Popular, presidido por Salvador Allende. A ponta de lança do golpe foram as Forças Armadas sob a direção do general Pinochet, que teve o apoio do imperialismo, do governo dos EUA, e foi articulado e financiado pela CIA e pelas transnacionais norte-americanas. E contou também com o apoio dos governos ditatoriais latino-americanos, inclusive o Brasil, associados com o imperialismo norte-americano na "Operação Condor". O aparelho militar-policial do Estado chileno realizou um dos maiores banhos de sangue contra um povo nas últimas décadas na América Latina
Milhares de mortos (cálculos imprecisos, até hoje, estimam em 10 mil pessoas) e cerca de um milhão de exilados. Eis o saldo do golpe militar que derrubou o governo socialista de Salvador Allende.

B.V.(Bernardo Ventura)

12/09/08, 12:12  
Blogger O Bicho disse...

TENHO BEM PRESENTES NA MEMÓRIA AS IMAGENS desse dia de 1973.
Eu estava de serviço nos estúdios da RTP, no Lumiar e fiz a gravação em Videotape das imagens recebidas da Eurovisão, em directo nessa noite.
IMAGENS ESSAS QUE, OBVIAMENTE, A CENSURA NÃO DEIXOU TRANSMITIR NO TELEJORNAL DA RTP.

12/09/08, 14:09  
Anonymous Anónimo disse...

B.V.: Também eu me lembrei desse outro 11 de Setembro que, parece ter sido apagado da memória da maior parte das pessoas.
Esquecem-se que, foram muitos os que morreram e desapareceram, muitos os presos e expatriados.
Eu lembrei-me. Vou lembrá-lo com a mesma revolta de há sete anos, até que a morte me apague dos olhos e da memória, essas e outras imagens, que por vezes chegam a povoar-me os sonhos de fantasmas.
Guevara, Allende e outros nomes, fazem parte da minha galeria de heróis e mártires da Liberdade.
Maria

12/09/08, 16:19  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial