Semana Inglesa
Ainda se lembram da "Semana Inglesa"?
Quando a maior parte do pessoal do meu tempo (da minha geração), começou a trabalhar já o fez sob os auspícios da "Lei (*) da Semana Inglesa".
Foi uma grande inovação, essencialmente para os funcionários do estado, que passaram a trabalhar mais meia hora por dia (de 2ª a 6ª) para compensar a tarde livre de Sábado.
Antes disso, o Sábado era um dia de trabalho normal. Domingo, era o único dia de descanso.
Depois, veio a "Semana Americana".
Eu recordo quando o meu horário de trabalho foi sobrecarregado em 15 minutos diários para ter direito a fim-de-semana de dois dias - estava então num serviço privilegiado, onde só fazia 36 horas semanais.
(*) Dia 7 de Janeiro de 1961, ficou na história de Portugal, como o primeiro Sábado em que se gozou a semana inglesa.
5 Comentários:
Estive a pesquisar sobre a entrada em vigor da semana inglesa de trabalho em Portugal e a data de que disponho é 7 de Janeiro de 1968 e não 7 de Janeiro de 1961. Qual das nossas datas está correcta?
Obrigada.
Ana Santos
Vou investigar, Ana, mas para já, adianto a minha fonte:
«Diário de Lisboa 13674, de 07/01/1961, p. 9»
"Por despacho do ministro do Interior, os funcionários administrativos passam, a partir de hoje, a ter a tarde de sábado livre. Para o efeito, terão de trabalhar, durante toda a semana, mais meia hora."
Entretanto, estive a pesquisar e cheguei à conclusão que nem todas as "classes profissionais" adoptaram a semana-inglesa na mesma data - como o exemplo dos ferroviários da CP que o fizeram em 1958.
Boa tarde. Como nos tempos de hoje, também nesse tempo já havia privilegiados. Comigo iniciou-se em 1968.
Na indústria de confecções, a semana inglesa deu-se por volta do ano de 1968.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial