segunda-feira, agosto 17

Postal do Tua

PODAMPLIAR

A foz do Rio Tua. (clik imagem para VER MAIS)

Aqui mesmo, por trás de mim, para lá da ponte rodoviária sobre o rio, pode ver-se o primeiro túnel (para quem sobe, o último para quem desce) da antiga Linha de Comboio que ligava Foz Tua a Mirandela. Este túnel e a ponte ferroviária que o precede, são a entrada (ou saída) do profundo desfiladeiro por onde corre o Tua antes de desaguar no Douro.

Aconteceu na minha última viagem com a família, no comboio do Tua. A velha Automotora com carruagens "Napolitanas" saiu de Foz Tua  já era noite. Antes de chegar à primeira estação do percurso - "TRALHARIZ" - o comboio parou subitamente, ao mesmo tempo que se verificava um certo rebuliço a bordo da carruagem de trás.
«Estamos tramados», pensei, «uma avaria? Já não chegamos a Mirandela a horas do jantar ou pior ainda, vamos passar a noite desterrados neste fim-do-mundo..?»  Não demorou muito, desde que o revisor atravessou o corredor da nossa carruagem em passo acelerado, até o comboio começar a fazer marcha-atrás, devagar, devagarinho. Fui lá atrás saber novidades.
Nada de alarmante, afinal. Tratava-se "simplesmente" de facilitar o regresso de um passageiro que se havia enganado no comboio. O coitado, um emigrante (daqueles de antigamente) arrastando umas quatro ou cinco malas e mais a família, queria era apanhar o comboio da Linha do Douro.
Estava fora de questão, ele fazer o caminho de retorno a pé pela linha, carregando a bagagem, a mulher e as crianças, na escuridão completa.
E assim, a Automotora recuou até passar para além do Túnel e da Ponte que se segue. Aí, então, já perto da estrada, os passageiros apearam-se e lá foram andando, sei lá como, estrada fora até chegar à Estação de Foz Tua. Por ali não havia telefones para chamar um "carro de praça".
 Retomada a viagem, imaginem que ninguém reclamou, nem sequer pensou reclamar, de coisa nenhuma.

Etiquetas:

1 Comentários:

Blogger O Bicho disse...

Triste coincidência.
A semana passada um incêndio na Estação de Foz Tua, destruiu um armazém e três destas carruagens da fotografia.

18/08/09, 17:34  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial