quarta-feira, outubro 14

Grandes Obras



Na minha recente caminhada, passei aqui juntinho à Central do Ribatejo.
A velha Central termoelétrica do Carregado, que funcionava a óleo pesado, foi convertida para produzir energia elétrica (9.000 Milhões de kWh) a partir da combustão de Gás Natural.
Essa conversão, cujas vantagens ecológicas e económicas são notáveis, só foi possível graças ao trabalho desenvolvido por uma "task force" de engenharia (TRANSGÁS) na qual eu me integrei em 1994.
Foi, sem dúvida, um super-projecto, o desenho, o planeamento, a construção e a exploração da rede nacional de Gasodutos, com ligação directa às nascentes do Norte de África, através do Gasoduto do Maghreb.
Esta ligação, começa em Campo-Maior, atravessa a Andalucia até ao Sul de Espanha, cruza os fundos do Mediterrâneo no estreito de Gibraltar, percorre boa parte de Marrocos e alcança as fontes quase inesgotáveis de Gás Natural, lá longe, no deserto da Argelia.

«Por causa disto, posso afirmar, com um bocadinho de vaidade, que nos últimos 12 anos da minha actividade profissional, dei um importante contributo directo para o desenvolvimento do nosso país.»
Nota:
não precisam de me agradecer, pois foi com grande prazer que fiz o meu trabalho, que além do mais, foi muito bem remunerado. :-()

2 Comentários:

Blogger RS disse...

É caso para dizer: "Dá-lhe gás".
Um contributo desse nível e importância deixa qualquer um dos interventores orgulhosos.
Parabéns Luís!

14/10/09, 22:29  
Anonymous alfacinha disse...

parabéns com a sua escolha de fotografias peculiares

25/10/09, 18:35  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial