Arquitecturas 61
Porto de Espada
Lindamente recuperada esta casa no largo principal da aldeia, escondida, não no fim do mundo, mas no fim de Portugal, quase na fronteira, num extenso e verdejante vale, entre as Serras de Marvão e S. Mamede.
Diz a lenda que, durante a reconquista cristã da Península, aqui teve lugar uma importante batalha na qual S. Tiago, a golpes de espada, desbaratou um imenso exército de Mouros.
Comidas d´Azeite
Uma semana dedicada aos comeres do Lagar, que acontece na Casa do Povo do lugar em Janeiro/Fevereiro.
Um almoço composto por pratos que eram habitualmente cozinhados nos lagares em épocas de laboração e que recuperam o imaginário de outros tempos. Dele fazem parte:
- os Enchidos como entrada,
- o Bacalhau com Couves bem regado com Azeite Novo,
- a Carne de Porco Frita com Migas de Batata,
- e de sobremesa as célebres Tibornas.
5 Comentários:
Fico sempre com água na boca. Mas não posso engordar mais.
Boa e tentadora proposta de degustação.
E para desenjoar, mesmo à porta da Casa do Povo, é só esticar o braço e apanhar umas Tanjas na tanjerineira (ou será laranjeira?) que está carregadinha de fruta madura a cair para o chão da rua.
Lamento mas a imagem acima é da Estação da Beirã.
A outra que talvez o amigo se quer refirir é de uma fonte erradamente indicada como sendo em Porto de Espada e se encontra de facto na aldeia da Escusa.
Já há um ror tempo que fiz essa rectificação num comentário.
Os comentários estão a sair for do lugar por isso vou repetir a correcção da localização desta casa: por sinal não é muito distante de Porto de Espada, mas é efectivamente na ALDEIA DA ESCUSA.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial