terça-feira, abril 5

Cores do Rio Ave

Cada vez mais negras.

Mais uma empresa de lanifícios ou confecções do Vale do Ave, que em tempos foi considerada como um caso de sucesso Nacional, fechou ou vai fechar as portas. Chegou a ter 1.000 postos de trabalho e agora está reduzida a uns 140, que não recebem salário há uns meses. Explicação..?
Polularam as fábricas grandes, pequenas e familiares, instaladas no vale do Rio Ave e poluiram o Rio sem qualquer controlo durante uma série de anos, para agora chegar a isto!
Para obter esta amostra de cores aqui na imagem, a cor da água do rio Ave na foz em Vila do Conde é, desde há 15 anos, completamente cinzenta escura. Nada sobrevive naquelas águas. As enguias que aqui nasciam aos milhões eram uma fonte de rendimento extraordinária para os pescadores locais que, durante a época, apanhavam dezenas de quilos por noite. Exportação directa para o Japão, onde chegavam ainda vivas as miniaturas de Enguia ainda com 2 ou 3 cm de comprimento. Iguaria muito bem paga. Acabou, por causa da indútria do Vale do Ave.
Agora, nem peixe, nem enguias, nem fábricas, nem trabalho de espécie nenhuma. Governo Central, Governo Regional, Poder Local, Associações Empresariais, Associações Sindicais, Cambada de Incompetentes!?

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Cá como lá tudo muda! As mini-enguias chegavam vivas ao Japão porque o Rio Ave estava limpo e transparente. Agora está tão conspurcado que até os grandes peixes lá morrem. Que o digam, Sporting, Porto, Boavista etc etc.
Vamos ver Benfica, se não te afogas nas suas margens.
A praia está muito perto. Não abuses da sorte.
Quim

05/04/05, 19:47  
Anonymous Anónimo disse...

Quanto à crítica implícita:
Os Trabalhadores não reclamam a poluição, porque é da fábrica que lhes advém o rendimento mensal;
Os Sindicatos preocupam-se essencialmente na manutenção dos postos de trabalho, pois sem estes, perdem força reivindicativa;
As Associações Empresariais estão demasiado ocupadas com a reinvidicação de subsídios, para colmatar défices acumulados por sucessivas más gestões empresariais;
O Poder Local quer os votos dos cidadãos e se "aperta" com o empresário, este ameaça com o fecho da fábrica e isso é mais forte em termos de impacte eleitoral que as questões ambientais (e nem me meto em questões de conluio entre empresas e poder local);
O Governo Central também sofre da "síndrome dos votos" e então as Associações Pró Ambientais não conseguem mais que umas reclamações.
Entretanto este Povo vai vibrando com o quotidiano das telenovelas, das "Quintas" e do "mais importante que tudo" desfecho do campeonato da Super Liga de Futebol, enquanto este tipo de empresários (digo este tipo, porque temos muitos dos bons) vai lucrando com tudo isto, e quando deixar de lucrar deslocaliza-se, vai continuar o negócio para a China.

RS

05/04/05, 19:50  
Anonymous Anónimo disse...

Já agora e à guisa de informação:
A DELTA CAFÉS é a única empresa nacional Certificada com a Norma Internacional "SA 8000" de Responsabilidade Social. Isto implica que esta empresa entre muitas coisas, não polui o ambiente, não explora mão-de-obra infantil, a remuneração é superior a um determinado padrão, preocupa-se com as condições de trabalho dos trabalhadores, com a Higiene e Segurança, . . .
E ainda consegue obter lucro do negócio!

RS

05/04/05, 20:14  
Anonymous Anónimo disse...

Ora aí está !! Sr. Rui Nabeiro ou Sr. Regojo Velazco .. Grandes homens

06/04/05, 00:17  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial