segunda-feira, dezembro 18

aconteceu (6) em Salreu


27 de Novembro de 1854, nasceu Domingos Joaquim da Silva.

Seu pai era moleiro e a sua mãe dona de casa. Aquele que viria a ser o 1º Visconde de Salreu (Aveiro), não sabia ler, nem escrever, apenas desenhava o seu nome. Foi serrador e depois emigrou, com apenas 16 anos, para o Brasil onde se dedicou ao negócio de madeiras, fazendo uma das maiores fortunas do país, com uma empresa de serração e materiais de construção, que viria a ser "a maior empresa do ramo na América do Sul". Ainda hoje é uma importante empresa, a DOVA, S.A.

Como emigrante que foi, não era estranho ao sofrimento dos seus patrícios, que emigraram com uma enorme determinação de vencer, e que normalmente regressavam às suas terras de origem, e que os que ficavam eram destinados aos trabalhos de escravos, pela única razão de não terem frequentado a escola na sua terra, acabando a vida no maior sofrimento, humilhação e miséria.

Esta teria sido, entre outras, uma das razões que levou Domingos da Silva a direcionar toda a sua atenção para a instrução. Como benfeitor, na sua terra natal, mandou construir Escolas Primárias, um Apeadeiro ferroviário, um Asilo e um Hospital completamente equipado com todos os instrumentos necessários ao funcionamento. O título de Visconde foi-lhe atribuido pelo Rei D. Carlos I de Portugal.
Informação, formação, as coisas que a gente hoje consegue aprender (na net) em 5 minutos!!!

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

I randomly visit your blog when I decide to great my blog on blogger. I cant understand you language, but I wish you have a nice day. We are in the small world.

18/12/06, 14:10  
Blogger O Bicho disse...

Thanks for your visit, in the small world.
I wish you (whoever you are) a Merry Christmas.

18/12/06, 14:19  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial