domingo, dezembro 17

Batalhas (7)



Transcrevo a seguir, mais um comentário/reclamação de um erudito anónimo, que resolveu contribuir para o polémico tema, pelos vistos, muito do agrado do Pessoal:

A História de Portugal, a Batalha de Ourique e os Afonsinhos.


Caro amigo, de que o stand up comediant do Hermano Saraiva é capaz, já nós sabiamos há muito, não sei se viu o que ele fez sobre Castro Verde, sobre a mesma batalha, e a 20 kilómetros da Vila de Ourique. Acho que lhe chamou a catedral do mito. Esteve, no que a providência autóctone apelida de "O Local". A batalha ocorreu ali e não venham lá com histórias.
O nome S. Pedro das Cabeças é apropriado, fica num alto onde se desfruta um horizonte visual digno de um bom local para uma batalha. Estava mesmo a pedi-las. Agora não há nenhum cronista que consiga provar que a batalha ocorreu, ali ou em qualquer outra parte.

Mas embora eu não esteja propriamente interessado em resolver tamanho imbróglio, acho que o Afonsinho não levou com uma cruz na cabeça e ficou a ver reis mouros a andar á volta dela. Dizem que matou cinco, os mesmos que estão desenhados nos painéis de azulejo da mítica basílica. Estão lindos, sem a cabeças, que jazem entre as patas dos cavalos. O Deft Blaw dos azulejos já é outra história, mas a genuína, que o Hermano não soube contar é outra. Que dizer das oitenta mulheres mortas entre a tenda onde dormiu Afonso Henriques e o campo de batalha? Amazonas em estágio? Candidatas a miss Portugal? Sobrinhas do Bin Laden? Estavam armadas, segundo a lenda. E a pata do cavalo de Afonso, como terá ficado gravada na rocha? Raios lazer?

Não me importo se tentarem levar a batalha para outro lado. Nem que façam o mesmo como em Castillon La Bataile, França, onde a batalha é transformada numa indústria de souvenirs à go-go. Peço-lhe que deixe ficar a batalha em Castro Verde ainda mais um tempo, é que ainda não acabei a peça de teatro que estou a escrever sobre ela. Depois pode levá-la para o sítio que quiser.
(anónimo)


Obs.:
1) Acho que nenhum de nós quer tirar a Batalha de Ourique, de Castro Verde; eu penso que o sítio das Cabeças é bem adequado. Estive lá, durante alguns momentos, no mês passado, sozinho naquele ermo, apreciando a paisagem - magnífica como se pode ver na fotografia.

2) Ah! Muito importante, quando completar a escrita da tal peça de teatro, por favor, diga aqui qualquer coisa. Vamos gostar de saber mais e obrigado pelo comentário.
(O Bicho Fotociclista)

2 Comentários:

Blogger O Bicho disse...

Comentário inserido nos post "http://sfraa.blogspot.com/2006/11/nata-do-mar.html" de Novembro 2006.

17/12/06, 16:30  
Anonymous Anónimo disse...

A referida batalha, a ter acontecido em Castro Verde, coloca-me mais perto da verdade, já que foi sempre, essa a minha versão.
Agora não percebo uma coisa. Se aconteceu em Castro Verde, porque é que ficou conhecida como a Batalha de Ourique?
Talvez a explicacão se encontre no facto de, no Alentejo, ser tudo, já ali.

17/12/06, 21:53  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial