sábado, dezembro 9

aconteceu (4) em Cendufe



no dia 9 de Dezembro de 1868, nesta aldeia de Arcos de Valdevez, no Minho, nasceu

Manoel António Gomes - filho e neto de agricultores pobres, que trabalhou na terra e pastou o gado. Ficou conhecido internacionalmente como inventor futurista:


Propôs e demonstrou na prática as vantagens e simplicidade da utilisação da energia solar na actividade industrial.
Numa experiência realizada em Lisboa, em 1902, o Pireliófero, invento deste grande português, atingiu os 2000 °C, fundindo um enorme bloco de basalto.
Na Exposição Mundial de 1904, em Saint Louis, nos EUA, ganhou o grande prémio, duas medalhas de ouro e uma medalha de prata.

Este ilustre figurão, (pouco) conhecido em Portugal por Padre Himalaia, viajou uns tempos pelos EUA, apresentando os seus inventos com bastante sucesso e até recusou uma proposta do Presidente Theodore Roosevelt para se naturalizar americano.

2 Comentários:

Blogger O Bicho disse...

O padre Himalaia inventou ainda, um potente explosivo — a himalaíte — produzido com base no clorato de potássio, o qual era três vezes mais potente do que a dinamite e que foi patenteado e produzido industrialmente durante algum tempo, no Barreiro.
Foi ainda autor de outros inventos, mas um dos aspectos mais interessantes deste cientista visionário foi a sua percepção da importância da utilização das energias renováveis, defendendo a utilização da energia das marés e a generalização da energia hidráulica, para além de apontar a necessidade de aproveitar os inúmeros cursos de água existentes no país para a instalação de centrais hidroeléctricas que satisfizessem as nossas necessidades energéticas.

09/12/06, 10:21  
Anonymous Anónimo disse...

E no dia 10 de Dezembro de 1949, nascia o Gigi a quem pusemos a alcunha de Luis Manuel Gonçalves Martins.
Bem podias "postar" quelque chose sobre o assunto Gigi!
Oh Gigi, entre nós, é muito agradável receber os parabéns dos amigos. É que aguentar 58 anos, com a vida às costas e ainda fazer surf, bicla, patuscadas, incursões à história e cibernauta, não é para todos.
Vive lá mais 58 anos, que a não ser assim, sentiriamos a falta.
Quem é que pôe a malta a discutir a batalha d'Ourique?
Um "ganda" abraço Gigi e cumprimentos ao pai do Alberto.

10/12/06, 22:33  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial