segunda-feira, janeiro 28

Outros Artistas (37bis)


Parece um entardecer, mas é, na verdade um amanhecer - eu sei, porque fui eu que fiz a foto, numa manhã com a terra ainda submersa na névoa.
Também parece, mas não é, uma vista desde o cimo da encosta da Serra da Estrela, voltada a Sul - sobre a Covilhã, com a Serra da Malcata ao fundo.
Tudo isto junto, me traz à lembrança dois protagonistas da nossa história recente:

  • o autor de "Manhã Submersa", Vergílio Ferreira, nascido num dia 28 de Janeiro frio, em Gouveia, do lado de lá da Serra da Estrela;
  • o autor do "Às Vezes - Fim de Semana", Kim Ribeiro, nascido num dia mais quente de Maio, numa aldeia do lado de cá da mesma serra.
Ambos oriundos das altas escarpas outrora domínios de Viriato;
Um e Outro, se aculturaram, durante os primeiros anos, no Seminário do Fundão;
Gosto da escrita de Um e do Outro, ressalvadas as devidas distâncias, entre as obras;
Os Dois, multifacetados, dotados de qualidades extra, em diferentes manifestações da imaginação e habilidades humanas - por exemplo, representação teatral, cinema, fotografia, pintura e sabe-se lá, talvez também "ping-pong" - tenho que ler os Diários do Vergílio para desconbrir mais coisas em comum, para além do jeitinho para "dar música às piquenas".

Etiquetas:

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

É agradável ler palavras tão simpáticas. Bem gostaria de chegar aos calcanhares dessa grande sumidade que foi Vergilio Ferreira. Estudámos na mesma sala, brincámos no mesmo recreio e crescemos no mesmo mundo.
Cá fora, o mundo que não girava à nossa volta, cerceava-nos fronteiras e limites que uma Manhã Submersa tentou clarear.
Lá dentro, estava o universo intocável da sabedoria. Como eu lamento não o ter tocado como ele o fez, ficando-me por uma noite imersa.
Talvez por isso, tenhamos vindo de vertentes diferentes da serra.
Do lado de lá da serra, veio um senhor impossivel de equiparar.
Do lado de cá da mesma, veio um menino que não passou disso mesmo.
De qualquer forma, o que está em causa aqui, é a particularidade de termos algo em comum - o princípio do ser.
E esse ninguém nos tira!
Obrigado Gigi!

28/01/08, 23:04  
Anonymous Anónimo disse...

Que foto sublime.
Vergilio Ferreira gostava muito Fontanelas!!
Beijinhos
Cristina

29/01/08, 13:24  
Anonymous Anónimo disse...

Estes Putos,
escrevem cá com uma pintarola,
que eu até me passsssssssssssssssssssssssssso.
O.R.

29/01/08, 17:47  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial