terça-feira, janeiro 8

Queiroz vs Twain



1) "O Crime do Padre Amaro", publicado em folhetim a partir de 1875,
provavelmente, começou a ser escrito nas mesas deste Café, "La Columnata Egipciana", o pouso preferido de Eça de Queiroz, enquanto Cônsul de Portugal nas Antilhas, entre 1872 e 1874.

2) "Adventures of Huckleberry Finn", publicado em 1884,
atracção turística de Havana, a "Bodeguita del Medio", era o local onde o famoso romancista e pescador, Mark Twain, comia, bebia e convivia, durante a sua estadia em Cuba.
Não ficam muito longe um do outro, este dois sítios de La Habana, o Café do Eça e a Bodega do Mark.
Da mesma forma que os dois romancistas andaram por aqui, não muito distantes um do outro, no tempo.

Está claro que a Bodeguita é paragem obrigatória, destacada em todos os roteiros turísticos - até eu, lá bebi um "Mojito" e fanei o copo para dar a um amigo que, disfarçadamente, pedia esmola, na esquina.
Enquanto que, o discreto Cafecito, passa perfeitamente despercebido do turista menos observador - como sucedeu ao nosso grupo, que passou pela esplanada do Café como um "cão por vinha vindimada".

É que a maioria das guias turísticas de Cuba, são Licenciadas em Inglês e Alemão; por isso, tal como a Ivone que nos conduziu, não são obrigadas a ler "O Crime do Padre Amaro" nem estudam o Eça de Queiroz.
Eu, como nunca consegui gramar prelecções de guias turísticas, lá fui seguindo o rebanho, quase sempre mais atrás, à frente ou mais ao lado, observando o movimento das ruas - só por acaso vislumbrei na parede, a placa de metal que assinala o Café do Eça.

5 Comentários:

Blogger O Bicho disse...

Queiroz, agora escreve-se Queirós.

08/01/08, 03:11  
Anonymous Anónimo disse...

Ah o Queiroz mudou de nome? esta fez-me lembrar um amigo meu que também mudou de nome: João Borrego, mudou para José Borrego...........

Seve

08/01/08, 14:02  
Blogger O Bicho disse...

Para que se saiba, devo confessar que, EU nunca li (nem quero ler) nenhuma obra do Mark Twain.
Mas também, nunca li "O Crime do Padre Amaro".
Quanto ao Eça, a única coisa que li (e gostei muito) foram algumas passagens de "O Conde de Abranhos" - uma refinada crítica social.

08/01/08, 14:06  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Bicho então não conheces a obra de um dos maiores romancistas portugueses de todos os tempos, toda a sua obra é sublime,"O Crime do Padre Amaro" é, como, ao fim e ao cabo, toda a sua obra, um grande livro. E "OS MAIAS" é um livro imperdível, pois a quase um século de distância tudo o que ele descreve é actual!

Melhor retrato de Lisboa da época só "Lisboa em Camisa" dum grande escritor agora completamente desconhecido e ignorado, Gervásio Lobato, obra memorável, que aconselho a todos os lisboetas!O Gervásio Lobato é assim uma espécie de Millor Fernandes português!

Quanto a Mark Twain também não li, mas é uma referência da literatura americana do séc. IXX.

Quanto à referida bodeguita de Cuba também foi frequentada, quase diariamente, durante muitos anos, pelo escritor norte-americano, Ernest Hemingway.

Seve

08/01/08, 14:24  
Blogger O Bicho disse...

Tens razão, Seve.
1 - quanto a eu não ter lido os principais romances do Eça, um amigo italiano disse, "Ma, è un peccato, amico mio!"
2 - Também me tinha esquecido do outro famoso, viciado no Ron Havana Club - o Ernesto, que apareceu por lá, muito depois, dos "amigos" Eça/Mark.

09/01/08, 10:03  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial