segunda-feira, fevereiro 25

os Exames


Em 1888, Domingos Tarroso publicou "O Monopólio da Ciência Oficial", onde faz a seguinte apreciação crítica sobre o ensino oficial em Portugal.

"Nos Liceus, em quase todos, os exames são feitos em saletas do tamanho de quartos. Dir-se-ia que se trata de repelir os espectadores para melhor se depenar a vítima... O Aluno fica entalado entre os três examinadores e meia dúzia de amigos destes, que de propósito ocupam as seis ou oito cadeiras atrás do aluno.
Cá fora, no corredor, e um pouco distante da porta para não impedir a passagem, senhoras e homens esticam o pescoço para dentro e dirigem aos examinadores olhares suplicantes. É que lá está no garrote um filho, um sobrinho, um irmão - um rapazinho encolhido, trémulo, titubeante, assustado, sem voz, sem palavras, sem ideias, quase a chorar, como um pintainho levado por um milhafre.

O examinador quase nunca pergunta as coisas simples, úteis, importantes, as coisas mais notáveis que veem em todos os livros e sabem todos os rapazes. Busca subtilezas, investiga hipóteses difíceis, argúcias embraraçoasas, faz apenas interrogações enigmáticas ou dúbias, para poder aprovar ou reprovar o aluno à sua vontade."

Quase um século depois, os meus exames, do 2º e 5º anos, no Liceu Pedro Nunes, encaixavam perfeitamente nesta descrição.
Posso mesmo dizer, que a única diferença foi, no meu caso, não ter havido ninguém (parentes ou amigos) do lado de fora da sala a rezar pelo meu desempenho.

3 Comentários:

Blogger RS disse...

Entretanto passámos do 80 para o 8. Actualmente uma grande percentagem dos alunos são desinteressados da escola, são insubordinados e mal educados, não estudam e agridem professores.
E o Governo ainda queria deixar de os reprovar por faltas!
Não quero adoptar o discurso do "velho do Restelo", mas temo que a curto prazo vamos ter uma enorme falta de mão-de-obra qualificada, o que ironicamente poderá não afectar as necessidades da maioria das empresas nacionais, pois apostam em negócios de fraca exigência de pessoas qualificadas. Por isso não saímos da "cauda" das estatísticas económico-sociais europeias.
É o país e o povo que temos!

26/02/08, 00:23  
Anonymous Anónimo disse...

Se tenho sabido tinha-te falado das galinha e perus que ajudam mais que as oracoes.
Golias

26/02/08, 03:14  
Anonymous Anónimo disse...

No meu exame de admissão ao Liceu feito no Liceu Rainha D. Amélia, 2 faziam as perguntas e não davam tempo para responder, tudo tinha de ser muito rápido, ainda hoje pergunto como passei.....
Os outros tudo normal, também nunca ninguem rezou por mim.
bjs
bela

26/02/08, 21:56  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial