quinta-feira, agosto 21

o Cabo Avelar



Eis uma velha traineira de pesca, modificada para transporte de passageiros, o "Cabo Avelar Pessoa", o mesmo onde fiz algumas das mais emocionantes e temerosas (ou temerárias) viagens até à Berlenga onde ia passar uma ou duas semanas no fecho da época de Verão.
Desde a última travessia que fiz, reconheço que ele sofreu algumas alterações - a proa foi bastante mais levantada, para evitar que as ondas varressem o convés dos passageiros - mas ainda é o mesmo(*).

Mas, o cabo Avelar Pessoa, quem foi?
«Ficou na história de Portugal porque em 1666, após a Restauração, ter comandado a pequena guarnição de 28 homens, que resistiu durante dois ou três dias, ao ataque da fortaleza de S. João Baptista, pela esquadra castelhana de Diogo Ibarra, com 15 navios e mil homens.»
(*) Correcção
Estive a rever velhas fotos e verifiquei o meu erro - já não é o mesmo - o original Cabo Avelar (substituido em 1993), morreu de velho, abandonado no areal da Praia da Areia Branca, na Lourinhã.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

olá Gi, e porque não vir amanhã ou domingo ver a nossa exposição de artes plásticas no Parque D. Carlos e casa dos barcos nas Caldas da Rainha.Beijinhos da Maria

22/08/08, 08:53  
Blogger Luís S Howell disse...

Atenção, este barco foi construído de raiz para transporte de passageiros. Houve outro homónimo, esse sim uma adaptação duma traineira

08/08/23, 21:36  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial