domingo, agosto 17

Coelhos e Tintol


Depois do almoço (que acabou 8 da tarde) fiquei a pensar no Leonardo de Pisa, filho de Bonacci.

Nasceu em Pisa, final do século XII e acompanhou o pai, grande mercador internacional, em viagens por todo o mediterrâneo, incluindo o norte de África. Aqui, Leonardo de Pisa (Fibonacci) contactou com a cultura árabe e com as ideias matemáticas da região, vindo a reconhecer a enorme vantagem do sistema matemático árabe devida, em grande parte, ao facto da numeração árabe ser mais simples que a romana.

Fibonacci, tornou-se estudioso e escreveu o "Liber Abaci“, o livro que em 1202, introdoziu na Europa a numeração árabe e veio demonstrar a utilidade prática do sistema numérico decimal Hindu/Árabe, através da sua aplicação à conversão de pesos e medidas, contabilidade, câmbio e cálculo de percentagens.

Actualmente, o nome Fibonacci é conhecido da maioria das pessoas, devido ao famoso "Código Davinci", o "best seller" que quase todo mundo já leu, onde se divulga a sucessão de números naturais, que têm origem num problema enunciado no “Liber Abaci“:

«Quantos pares de coelhos serão produzidos num ano, começando com um único par se, em cada mês, cada par gerar um novo par que se torna fértil no mês seguinte?
Segundo Fibonacci, o resultado exprime-se numa sucessão de números, em que cada termo, depois do primeiro, é obtido adicionando os dois anteriores.
A sucessão é assim: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144...»

Há mais outras curiosidades acerca desta série de números, mas isso fica para os estudiosos. A sucessão de Fibonacci constata-se em várias áreas da actividade humana, nas ciências (conversão de milhas para quilómetros, na análise económica) e nas artes (afinação de instrumentos musicais, cordas, percussão), etc.

- «Ó "Chefe" Costa, será que na escala do Trombone também se encontram números de Fibonacci?»

6 Comentários:

Blogger Carla D'elvas disse...

ADOREI o post :)
... mais um copo e escreves sobre o número Tribonacci !
como tu sabes, Um número Tribonacci assemelha-se a um número de Fibonacci, mas em vez de começarmos com dois termos pré-definidos, a sequência é iniciada com três termos pré-determinados, e cada termo posterior é a soma dos três termos precedentes. Os primeiros números de uma pequena sequência Tribonacci são:

1, 1, 2, 4, 7, 13, 24, 44, 81, 149, 274, 504, 927, 1705, 3136, 5768, 10609, 19513, 35890, 66012, 121415, 223317, etc.

SAUDADINHAS (da matemática, claro!)

Beijinho :)

18/08/08, 01:35  
Anonymous Anónimo disse...

..e assim sucessivamente...

18/08/08, 11:04  
Blogger O Bicho disse...

Carla,
acho que era preciso muito mais do que um copo, para me ocorrer uma coisa dessas, "Ménage à Trois":
«Trios de Coelhos, em alegres orgias para dar continuidade à espécie... sempre a aviar, às cambalhotas?» Essa do Tribonacci é muito p´rá frente, é muita modernice... mas tem a sua piada.

18/08/08, 15:14  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Bicho, acho que na escala do trombone se encontram é os números de trombonacci, a vara deslisa como uma fita de Möbiús e a campânula deve estar relacionada com a garrafa de Klein, (não se tinto ou branco) pois não sai qualquer nota musical.
Bons tempos em que com mais 2 colegas nossos e alguns copos, fomos tocar com o Mário Simões.
Ele gostou tanto que quase nos pôs fora da boite.
Um abraço do Costa

18/08/08, 19:33  
Blogger Carla D'elvas disse...

pelo menos os coelhos dão uso áquilo que têem :)
... e acabam no tacho!

19/08/08, 01:07  
Anonymous Anónimo disse...

Ora, até que enfim, descubro a diferença entre os coelhos e os homens. Os homens, fazem contas(com conhecimentos de Tribonacci, Fibonacci e outros) para conseguirem um bom tacho e geralmente, não gozam nada, nessa procura. Os coelhos, vão parar ao tacho, sem querer, mas entretanto, gozam à grande e à francesa. São muito mais inteligentes. Vivam os coelhos, vivos e mortos.
Maria

19/08/08, 09:35  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial