domingo, outubro 12

Feiras Novas


Quase no fim de Setembro, realiza-se em Ponte de Lima (desde 1826) a grande festa popular anual - as "Feiras Novas".
Chamaram-se assim, por decreto régio de D. Pedro IV, para distinguir das "Feiras Velhas", as mais antigas do Reino, que ocorrem (há 883 anos) quinzenalmente, às segundas-feiras, conforme foral da Condessa D. Tereja, concedido a Ponte de Lima, em 1125.
São três dias de fantástica animação de rua: Zés Pereiras, Gaiteiros, Bandas de Música, Corrida de Garranos, Desfile de Fanfarras, Cortejo Etnográfico, Encontro de Concertinas, Folclore, Fogo de Artifício e claro, as indispensáveis Tendas dos Feirantes e os Carroceis.
Aqui para "o pessoal", os grupos de Tocadores de Concertina, foram o máximo, claro, depois de um tacho de "Arroz de Sarrabulho" bem regado com o "Vinhão" exclusivo de uma adega local.
Uma curiosidade:
Neste fim-de-semana (Outubro, 11 e 12) realizaram-se mais uma vez, em "Saint-Cyr-l'École" (bem próximo do Palácio de Versailles) as "Mini Feiras Novas", uma réplica muito à maneira, das festas de Ponte de Lima, em terras de França.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Esta semana e pricípio da próxima, será a vez da "Feira de Santa Iria", em Tomar. Este mês de Outubro, será o mês dedicado a Tomar. Uma das coisas, será a feira, a feira, que eu vivi até aos onze anos. Só não vou lá, porque não é já a minha feira. Está demasiado barulhenta, demasiado moderna para a minha provecta idade.
Maria

12/10/08, 14:18  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial