terça-feira, outubro 14

Novidades


Esta já tem barbas... brancas:

(Diário de Notícias n.º 29692, de 14-10-1948)

«Inaugurado o serviço de televisão na aviação comercial. Nos aviões que fazem a carreira entre Chicago e Washington foram instalados aparelhos de televisão para distrair os passageiros durante a viagem. A Companhia de Aviação projecta tornar o serviço extensivo a todas as suas linhas.»

Por essa altura (estava Eu quase a nascer), os lares portugueses não tinham, nem sequer se imaginava que viriam a ter, aparelhos de TV.
Até mesmo os aparelhos de Radiotelefonia, há 60 anos, apesar de populares, ainda não eram acessíveis a todas as famílias portuguesas.
Os primeiros programas televisivos surgiriam em Portugal, quase dez anos depois disto, em 1957.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Bicho:
Em 1957, eu já tinha 13 anos. Que bons eram os programas! Filmes, programas de variedades e teatro, em directo, concursos giros. Tenho saudades desses tempos. Tenho saudades, de anos mais tarde, num festival da canção, o meu marido, chegar a casa com a camisa toda rasgada por ter andado, toda a noite a correr entre a Central Tecnica e a sala de equipamentos , naqueles corredores "largos", com tábuas do chão postas de qualquer maneira e cabos, montes de cabos, por baixo e por cima. Eram um "luxo", os velhos estudios do Lumiar! Mas havia amor à camisola, havia camaradagem, havia espirito de equipa, sentido de responsabilidade e medo de que algo corresse mal
Saudades da RTP, antiga, foi o que eu senti hoje, ao ler o que escreveste.
Ainda te lembras?
Maria

14/10/08, 21:03  
Anonymous Anónimo disse...

Boas,

Deixando aqui um off-topic, queria deixar aqui uma sugestão para os amigos do blog...aproveitem a feira de Gastronomia de Santarém, de preferência durante a semana, porque ao fim de semana é impossível circular.

Eu também vou!!!

15/10/08, 10:21  
Blogger O Bicho disse...

Bem lembrado, Anj.
Eu não fiz a sugestão para o fim-de-semana porque já sabia isso, por experiência própria.
Aconselho vivamente, a quem puder, a visita durante o dia de semana, para saborear condignamente os belos acepipes.
Para quem gosta de "comes e bebes", a viagem vale bem a pena.
AGENTE ENCONTRA-SE POR LÁ... BOM PROVEITO!!!

15/10/08, 18:16  
Blogger O Bicho disse...

Chiiii... Maria, reavivaste as minhas memórias dos corredores daqueles barracões a que chamavam os Estúdios do Lumiar... onde eu me cruzei muitas (milhares) de vezes com o teu marido.
Naquele tempo, fazer televisão era difícil; era um grande aperto quando os programas eram importantes (e foram muitos); estávamos sob uma tensão muito grande; mas depois, no fim do dia, a descompressão era equivalente - tão grande como a camaradagem que sempre me emociono quando recordo.

15/10/08, 18:27  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial