segunda-feira, dezembro 1

Feriado, ainda?


(Baiona, Ria de Vigo, Galiza)

Admiro-me, que este dia ainda seja feriado em Portugal - pois há muitos portugueses que desconhecem (ignoram, nunca souberam ou já esqueceram) o que se pretende (pretendia) recordar nesta data, hoje tão pouco festejada.
Só para relembrar:

no dia 1º de Dezembro, sabemos - alguns de nós - que se comemora a revolução que, em 1640, restaurou a independência de Portugal, pondo termo à dinastia Filipina no nosso país. Independência perdida a favor da coroa Espanhola, segundo reza a história, em consequência do desaparecimento de El-Rei D. Sebastião, em Marrocos.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Bicho:
A data da Restauração em Portugal, está muito esquecida.
Os monárquicos apoderaram-se dela. Os républicanos esqueceram-na. Eu Maria, republicana confessa e convicta, não encontro razão nem aos primeiros, nem aos segundos. Para mim, continua a ser, uma das épocas gloriosas da nossa História. Foi o que aprendi com meu pai, republicano, mas patriota. Era um dia festejado em minha casa, como se fosse um dia de anos. E nesse tempo, na minha Tomar, logo ao amanhecer, estalavam os foguetes, as bandas vinham para a rua. Eu, tive de aprender o hino da Restauração e, ainda o sei.
Mas não te deves espantar por já quase ninguém saber o que é o 1º de Dezembro. A maioria das pessoas já não sabe o que foi o 25 de Abril e, foi há menos tempo.
Maria

01/12/08, 15:41  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial