terça-feira, junho 2

Tapa-furos

PodAMPLIAR

Fui à oficina do costume (perto do Palácio de Queluz) para reparar a desgraça que se vê na imagem.
«As câmaras de ar modernas são mais plástico do que borracha. Não se remendam, substituem-se e pronto, deitam-se para o lixo. Já nem servem para fazer elásticos para as fisgas.»
Disse o mecânico, um velho amigo (e ciclista) que foi da Porcalhota. Quando lhe contei que por causa daquele furo, tinha andado uma hora (5 kms) com a bicicleta às costas, e que por isso estava a pensar comprar um "spray anti-furo", ele contou-me uma história da Porcalhota.

«Trabalhava na "Central da Amadora", um tal de "Zé Brás" - não conheci - que há mais de 4O anos, inventou um sistema de "tapa-furos" de emergência para os pneus da bicicleta.
Tratava-se de uma garrafinha contendo um líquido sobre-pressurizado que ao ser injectado dentro da câmara de ar do pneu se convertia numa espuma, que se expandia preenchendo todo o interior do pneu, conferindo-lhe desse modo, a resistência suficiente para circular durante alguns quilómetros até uma oficina ou outro local para reparação de furos.
Mas... parece que a ideia não pegou. Naqueles tempos, a antiga Porcalhota, ficava longe do mundo. Não havia condições para um inventor, desenvolver e levar de vencida um projecto próprio, por mais inovador que fosse.»

No entanto, hoje, a maioria(*) dos cicloturistas transporta na mochila a latinha de "spray anti-furo".

(*)Aqui o nosss "Fotociclista" ainda não faz parte dessa maioria.

3 Comentários:

Blogger Kim disse...

Por isso mesmo estás em forma.
Vá lá, abre lá os cordões à bolsa e compra o spray milagroso.

03/06/09, 18:15  
Blogger RS disse...

Spray anti-furo a 4,99€ em: http://www.nunocampas.com/shopping/detalhe.asp?id=7565

E bons furos.

04/06/09, 22:32  
Blogger O Bicho disse...

Quim,
não é uma questão de "bolsa", isto é, preço, é mais uma questão de princípios - mais simplicidade, naturalidade - furou, remenda-se. Não há remendo, que se lixe... pronto pá, acho que é melhor aproveitar a sugestão do Blogador.
Também 5,00€, 300Grs, não pesa no orçamento nem na mochila.

05/06/09, 23:08  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial