Castelos do Sul (6)
Na barbacã do Castelo de Marvão.
Ao longe, avista-se a elevação de outra fortaleza do Sul - Castelo de Vide.
Grandes e pequenas histórias e imagens, de e para os meus amigos, em especial aqueles que viveram na Porcalhota e partilham as memórias do tempo da Filarmónica.
6 Comentários:
Sempre foste a Marvão. Adoro aquele Castelo e a vista que tem. Já lá estive no Inverno e no Verão e é sempre um encanto. "O Ninho da Águia" chamou-lhe Guedes de Amorim. Era terra de contrabandistas, foragidos da lei, daí o nome que lhe deu o autor.
Tenho saudades dos dias que lá passei.
Beijo
Maria
Sinceramente, não gosto muito desta designação, "Ninho da Águia", porque "Eagles Nest" faz lembrar o famoso refúgio de Hitler, nas montanhas Baviera.
Denominações a parte, o lugar é lindooooooooooo.
Vou tentar inclui-lo na minha proxima viagem a terra dos nossos colonizadores.
SPUK
Bicho
Quem lhe chama "Ninho das Àguias" ou "Aldeia das Àguias", foi Guedes de Amorim, escritor, natural de Marvão, que escreveu muito sobre a vida dos contrabandistas de outros tempos. Daí, citá-lo.
Juro que não lhe volto a chamar tal nome.
Beijo
Maria
Maria
Não há mal nenhum nisso. Eu é que vi muitos filmes sobre a 2ª Guerra Mundial e há certos títulos que me ficaram na memória, pela negativa.
Na verdade, não lhe fica mal, essa designação, pois visto de cá de baixo, do lugar da Portagem, junto à Ribeira do Sever, é impressionante o promontório rochoso de Marvão - quase tanto quanto as fragas do Marão.
Bicho (marado)
Spuk
Portalegre, Marvão e Castelo de Vide - o melhor que há no Alentejo raiano.
Bicho
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial