terça-feira, julho 13

Tempo livre

Farol do Esteiro

Dei com ele por acaso, enquanto pedalava (no meu tempo livre, em dia de folga) pelos caminhos de terra da Mata do Estádio Nacional. Até então, eu não fazia ideia que havia um farol meio escondido no cimo (82m de altitude) do Alto da Boa Viagem, no Jamor.

Seguramente, como eu, há montes de pessoal que vive aqui pelos arredores e também desconhece. Excepção feita ao amigo "Rui-Salvador-Nautico".
Claro que no caso, não se ganha (nem se perde) grande coisa em conhecer (ou não) - é apenas mais um Farol, uma curiosidade:


«Construído em 1914, hoje funciona de forma autónoma e automática, sendo monitorizado a partir da Central de Faróis de Paço de Arcos. Também sei que este farol é uma das marcas que assinala o enfiamento da Barra do Tejo.

Outra marca é o Farol da Mama (curioso nome) que muitos de nós estamos fartos de ver, numa elevação da Serra de Carnaxide (por detrás do Jumbo de Alfragide) sem saber que aquela coisa, parecida com um foguetão de cimento, (que eu pensava ser apenas um Marco Geodésico um pouco mais sofistacado que os outros) afinal é um farol.»

6 Comentários:

Blogger RS disse...

O Farol do Esteio pertence ao conjunto de faróis do continente e tem as seguintes características:
Número Nacional – 212
Número Internacional - D-2127.1
Nome e Localização – Esteiro - A cerca de 760 m do farol Gibalta, na encosta da Gibalta, junto à marginal, entre o arvoredo.
Lat./Long. - N 38º42'.30 W 9º15'.51
Descrição e altura - Torre prismática branca com duas faixas vermelhas ao meio. 15 m.
A Lista de Faróis, assim como outras publicações, são vendidas no Instituto Hidrográfico.
Louro, Maria Regina; Vilhena, João Francisco. Faróis de Portugal. Gradiva.

15/07/10, 23:02  
Blogger RS disse...

Já a Mama não é um farol mas um marco geodésico e é um marco muito importante para a navegação marítima que transita na barra de Lisboa.

Marco geodésico da Mama (Foguetão de Carnaxide)
Localização: Mama Sul - Rua António Pedro - Carnaxide
O chamado “Foguetão de Carnaxide”, uma designação popular atribuída a uma construção erigida na elevação de 145 metros de altitude junto a um marco geodésico existente na localidade, é, na verdade, uma marca que se designa por “Mama” e que, em parceria com o Farol da Gibalta, situado junto à linha férrea de Cascais, e com o farol do Esteiro, no Alto da Boa Viagem, na mata do Jamor, define o enfiamento da Barra Grande ou Barra do Sul do Rio Tejo. Uma função importante para a navegação marítima que chega ou parte do Porto de Lisboa, já que define pontos geográficos e geoestratégicos de Portugal.
Livro Memórias de Carnaxide – Novembro de 2005 – João Figueiredo e Sofia Santos
http://www.jf-carnaxide.pt/Edificios-com-interesse-Historico.html

15/07/10, 23:20  
Blogger RS disse...

Portanto, quando alguém, em tempos inventou a célebre frase "O que tu queres é Mama!", estava provavelmente a querer dizer, "O que tu queres é uma orientação para entrar em Lisboa!"
:)

15/07/10, 23:26  
Anonymous Anónimo disse...

E diz ainda o "sítio dos farois" em (http://www.transportes-xxi.net/tmaritimo/investigacao/farois):

Farol da Mama Sul

Esta marca data originalmente de 1857, sendo durante a maioria da sua vida uma marca cega (i.e., não iluminada), tendo sido munida com uma lanterna direccional Tideland RL 355, apenas em 1995.

O Bicho

16/07/10, 11:32  
Blogger RS disse...

Confirmado. Mas de facto, não consta na Lista de Faróis da Direcção de Faróis da Marinha.
http://direccaofarois.marinha.pt/PT/FAROIS/Pages/Farois.aspx

16/07/10, 16:28  
Anonymous Anónimo disse...

Aos anos que gostava de saber o que era "aquilo", na Serra de Carnaxide, como tenho alguns conhecimento tecnicos ( adquiridos no tempo de serviço militar ) devido à minha especialidade, sempre achei que aquilo seria um Marco Geodésio.. apesar da sua forma.. o que eu não sabia, era: que o seu nome era Farol da Mama, até porque a sua forma, se assemelha mais á de um "Objecto" Fálico,, :) :)

De qualquer maneira, tambem dá para mamar... :)

Pantas

16/07/10, 18:52  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial