terça-feira, fevereiro 1

O Futuro



«Pai, já decidi, quando for grande vou conduzir, quer dizer, pilotar um avião como este.»
«Lamento discordar, meu rapaz, mas tenho quase a certeza que isso não vai ser possível.»

Não precisei de muitas explicações para justificar a minha opinião, pois, tinha ali à mão um artigo de jornal, com as previsões da NASA para o futuro da aeronautica civil.

Parece que daqui a 20 anos vamos ter aviões com design extremamente inovador e interessante, a bordo dos quais vai ser possível viajar com muito mais conforto do que atualmente.
Poderemos por exemplo, acomodarmo-nos numa espécie de cabine individual, a fim de dormir tranquilamente durante uma viagem noturna intercontinental.
Os novos sistemas de propulsão, serão tecnologicamente revolucionários, menos poluentes e mais eficientes, gastando menos combustível.
E os novos combustíveis, serão prioritariamente, ecológicos. Os motores poderão vir a ser movidos a hidrogénio, libertando para a atmosfera, apenas vapor de água como resultado da reação. Etc.
Os objetivos para os aviões em operação a partir de 2030, em comparação com os de hoje, são:
  • Redução de 71 decibéis no valor atual de ruído, o que fará com que o barulho de um avião descolando ou pousando não vá além dos limites do aeroporto.
  • Redução em 75% das emissões atuais de óxidos de azoto e carbono, melhorando a qualidade do ar em torno dos aeroportos.
  • Redução de 70% no consumo de combustível, com vista a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e os custos das viagens aéreas.
  • Novas tecnologias de pouso e descolagem, farão baixar o consumo de energia e reduzir o congestionamento do tráfego e os atrasos nos aeroportos.
«Ora, isto fará com que os atuais Airbus e Boeings, daqui a 10 anos, estejam todos na sucata, completamente obsoletos.
Ou então... não. Quem sabe, com o caminho que este Portugal (e arredores) está a tomar???»

1 Comentários:

Blogger Kim disse...

Sabes Gigi, e será que nessa altura ainda estaremos em condições de dar um saltinho a uma longinqua paragem?
Acho que é melhor irmos aproveitando agora que ainda damos uma para a caixa.
Vou descer das nuvéns.

02/02/11, 23:43  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial