quarta-feira, novembro 9

Parafraseando trocadilhos

Pesca debalde
Ó como eu gosto de parafrasear!
Ó como é difícil parafrasear(*) em Português!

Há pouco, saltou-me à cabeça (e eu sem capacete) esta frase histórica:
- e aos costumes disse, nada!
Logo depois, associei esta, também muito antiga, de quando Deus povoou os oceanos:
- e aos peixes disse, nada!
E eles nadaram. Nadaram tanto e para tão longe que quando eu fui à pesca... nada!
Quando voltei e me perguntaram, eu
- aos peixes disse, nada!

Melhor, dizendo:
- fui à pesca debalde, voltei de balde vazio!

10 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Eu parafraseio
Tu parafraseias
Ele parafraseia
e depois
Eu parafraseei
Tu parafraseaste
Ele parafraseou

09/11/05, 13:01  
Anonymous Anónimo disse...

(*) No dicionário, Parafreasear = Traduzir livremente.

09/11/05, 13:04  
Anonymous Anónimo disse...

Gigi, nunca mais aprendes. Quem não tem cão caça com gato.
A palavra "parafrasear" é utilizada mais no sentido de "desenvolver uma idéia" e explicar uma frase que alguém disse, do que traduzir livremente (a Editora Lello que me desculpe). mas eu pecebo o que o Gigi quer dizer.
Está "folixado" porque não pescou nada. Paciência. Não pescou, não come.
Quim

09/11/05, 14:23  
Anonymous Anónimo disse...

quim nao me queres dar umas aulas de pot. és um espertalhao, eu até apostava que es professor nao deixas escapar nada coitado do gigi está sempre a levar nas orelhas,tem pena dele pois é muito fraquinho, resultado das noites e dias sem dormir e algumas com o meu marido.agradeço me teres poupado, eu sei tens um fraco por mulheres gordas.beiji..........tomei um.comp
para as dores vou ver se adromeço
o pior é mesmo que nao sei onde vou por a mao esta cama da casa do meu filho parece de pregos,vou ata-la com um cordel ao tecto.amanha conto como foi esta noite de manetas.

10/11/05, 01:08  
Anonymous Anónimo disse...

é verdade ja me ia esquecendo é bom que o gigi fique sem comer pois já teve bons bifes a mesa é que a abundancia nao dura sempre MARIA

10/11/05, 01:11  
Anonymous Anónimo disse...

Gaita! São 3 e tal da madrugada e eu aqui a escrever.
Farto de dar voltas na cama, sem conseguir dormir decentemente, a sonhar com alguns dos meus fantasmas particulares, resolvi blogar para desanuviar.
Depois de ler os últimos comentários da Maria Vai Com os Copos, encontrei a razão desta minha insónia - "com que então a dizer mal cá do je!!!"

10/11/05, 03:52  
Anonymous Anónimo disse...

E ainda mais esta perífrase. Eu disse bem, não é paráfrase:
Tive sim senhor, tive bons bifes à mesa. Na mesa e não só, em cima da mesa, debaixo da mesa, na banheira, no elevador e até, uma vez, no frigorífico. E já me esquecia, muitas vezes em cima das caixas de cartão com o papel de computador (o chamado pré-impresso) onde se enviavam os Avisos e Vales de Pagamento da Taxa de Televisão.

10/11/05, 04:09  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Maria! O Gigi não cometeu "gaffe" nenhuma. Apenas transcreveu o significado duma palavra, segundo um dicionário da Editora Lello e do qual eu tenho uma opinião diferente.
O Gigo é talvez, a par do Rui Salvador, e sem menosprezo de todos os outros amigos e comentadores, dos mais eruditos cá do pessoal.
Às vezes na vida, e também aconteceu comigo, ficamos a meio dum rumo que traçámos e que por diversos motivos, não concluimos. Eu nunca dou nas orelhas a ninguém, até porque tenho telhados de vidro.
O Gigi é (foi) ex-médico, ex-engenheiro, ex-playboy, ex-informático superior, ex-trabalhador, ex-pensador e espero que demore muito a ser ex-reformado.
Só que agora não consegue pensar. A sua mente é uma amálgama de dúvidas e de revolta, esta, sem sentido, já que o homem "per si" é um insatisfeito nato.
Está reposto o bom nome do Gigi, na linha da frente.
O Gigi é o menino dos nossos (meus)? olhos.
Quim

10/11/05, 09:04  
Anonymous Anónimo disse...

que linda amizade.é muito bonito maria

10/11/05, 11:26  
Anonymous Anónimo disse...

hehehehe isto está giro....está está!!!!

pah....queres dormir descansado, abre uma garrafinha de vinho ao jantar, do bom, e vais ver que tens uma noite descansada!

11/11/05, 10:49  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial