quinta-feira, fevereiro 2

Flor do dia 2k68

as Azedas

Lembram-se decerto destas ervas sivestres de pequenas hastes verdes com flores amarelas, que no inverno, invadem tudo o que são terrenos baldios, seja no campo ou na cidade.
Os putos de outro tempo, como eu ainda hoje faço às vezes, tinham o hábito de mascar os caules das Azedas, para absover um pouco daquele suco tão azedo e ácido que até faz arrepiar.
O suco contém grande concentração de Ácido Oxálico (ácido azedo) reconhecido como um PERIGOSO VENENO, pois é o componente principal de muitos produtos para tirar nódoas, manchas de ferrugem - limpeza de metais, porque é um anti-oxidante.
Mas, tal como muitas outras substâncias naturais que só são venenosas a partir de uma certa dose, também o Ácido Oxálico, em quantidades limitadas, tem propriedades terapêuticas, que favorecem o organismo:
- faz bem aos dentes, é um anti-tártaro, os germes da boca não resistem;
- faz bem à circulação, é um anti-coagulante, torna o sangue mais fluido; (esta já não tenho a certeza, preciso confirmar nos meus apontamentos de medicina).

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Boa ,vai por ai que vais bem.Passa a ser o GIGI NATURA TANTO TEIMA QUE CURA.

02/02/06, 19:59  
Anonymous Anónimo disse...

Conforme ia lendo, ia-me assustando.. Mas quando cheguei à parte em que afinal até têm propriedades terapêuticas fiquei mais descansado, ainda hoje tenho a mania de chupar essas azedas.. Boa amigo, uma boa continuação de fazer inveja ao saber aproveitar o magnifico sol de inverno que vai banhando este belo lugar à beira mar plantado com estas fotos e legendas fixes..

02/02/06, 21:50  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial