segunda-feira, maio 22

Pinot Noir

Foto by Quim,
Vista de Por do Sol no seu terraço frente ao mar.

-
"Extremamente delicada, a Pinot Noir é considerada a rainha das uvas tintas da Bourgogne, dividindo com a branca Chardonnay a missão de fazer os míticos vinhos dessa região francesa.
Mas chegar a bons resultados com a Pinot Noir não é uma tarefa fácil. Ela é considerada a uva mais complicada para o vinhateiro trabalhar. Deve ser cultivada em climas mais frios, em pequena e controlada produção. Frágil, a cepa sofre muito com as mudanças ambientais e as alternâncias climáticas. Isso explica sua dificuldade em conseguir bons resultados fora da Bourgogne. Além disso, a casca costuma romper-se facilmente, libertando o suco da uva e, às vezes, iniciando prematuramente a fermentação.
Grandes vinhos, pouco tânicos, com aromas excepcionais e elegantes e um sabor a fruta madura. Além da Bourgogne, a Pinot Noir tem importante papel na Champagne, onde é vinificada minutos após ser colhida."
-
No Sábado, Eu, o Quim e uma "Pinot Noir" de 2004 da Casa Cadaval (Muge)... erguemos os copos à saúde dos Amigos do Pessoal da Porcalhota, que estiveram (em pensamento) connosco naquele fim de tarde da Praia das Maçãs.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Hip hip
Acima abaixo ao centro - vai dentro!!!
Copo ao Alto! Assim se nota!
A malta da Porcalhota!
jc/.

22/05/06, 17:52  
Anonymous Anónimo disse...

É claro que a Pinot Noire, foi o néctar escolhido pelo Gigi, para erguermos as taças, no degustar de cada garfada, num entrecosto bem anafado.
E,garanto-vos que nos lembrámos de vocês. O Gigi até exclamou: - Temos de dizer ao JC que não bebi esta garrafa sozinho. Partilhei-a.
Júlio, continua a dar-lhe conselhos destes!
Após o jantar deambulou por múrmurios de lamentações e fiquei ali a olhar o Gigi a escorregar-me por entre os dedos da amizade.
O final de dia, foi o que se vê na foto.
Depois, adormeci com a alma a chorar, envolta no sudário da sua presença.
Pudera eu ter-te, por irmão.

22/05/06, 18:26  
Anonymous Anónimo disse...

Soberbo photografia!
Estou muito sensvel

22/05/06, 19:35  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial