quarta-feira, outubro 24

Carta de Passeante 3



SEXTO - "A BOLA"

Há pouco, começou a chover em Lisboa.
Coisa que já não acontecia há bastante tempo - há uns quantos meses.
Contudo, apesar das ameaçadoras nuvens cor de chumbo, que se avolumam para os lados do rio, Jorginho não interrompeu a caminhada avenida abaixo, pois sentia-se razoavelmente protegido pela densa folhagem das árvores cujas copas abarcam todo o passeio.

A chuva, foi coisa pouca. Foi mais o barulho do que a molha, pois acabou mesmo antes dele passar na curva da Estação do Rossio. Nem chegou para espantar das ruas os turistas que aproveitam o morno Outono da nossa terra para calcorrear as velhas ruas da cidade.

Hoje andam cá muitos camones Escoceses - reparou o Joca - apercebendo-se da presença de muitas pernas nuas e peludas, nos grupos que ocupavam as esplanadas da Avenida. São os homens de saias - pensou - os que vestem o tradicional kilt, só não trazem as gaitas-de-foles à vista.

Pois não, a música é outra. O tilintar dos copos e das canecas de cerveja que se apressam a emborcar, para lubrificação das cordas vocais, no intervalo dos cânticos gaélicos que entoam.
Mas... quase todos vestem camisolas com riscas verdes e brancas como as do Sporting. Só que, no emblema bordado tem um trevo de quatro folhas em vez do símbolo do clube português - o leão. Tanto quanto sei, estranhou Joca e Eu também, se não me engano, o Trevo é o símbolo da Irlanda. Afinal, como é? Sportinguistas Irlandeses fardados de Escoceses ou Escoceses da Irlanda apoiantes do Sporting?

A explicação, veio logo a seguir, dada por um bando de rapazolas que desembocavam na Praça do Rossio, vindos da Rua Áurea, envergando camisolas e cachecóis do Benfica.
Ao passarem por um grupo de Escoceses, sentados na esplanada do Nicola, desfraldam uma bandeira do clube da Luz e entoam o cântico "SLB! SLB! SLB! GLORIOSO SLB!!!"

Um deles acrescenta mesmo: “BENFICA, Três; CELTIC, Zero. E logo à noite, levam mais!”

Jorge, entendeu então que os estrangeiros eram adeptos de um clube que vinha jogar na Catedral, contra o Glorioso. Pelo nome (Celtic) tanto podia ser da Escócia como da Irlanda, uma vez que os antigos Celtas deixaram profundas raízes tanto num lugar como no outro.
E chegando-se mais perto do grupo, perguntou: ”Afinal de que clube é que são aqueles palhaços?”
Resposta do rapaz que parecia o mais pacato: “Do CELTIC de Glasgow, na Escócia!”

De repente, fez-se luz no espírito do Jorginho.
A clarificação penetrou por uma janela aberta na memória, fazendo chegar à consciência, a boa recordação do jogo a que assistira na época passada, em que o SLB deu TRÊS - ZERO a um clube Escocês, com um equipamento à SCP, que foi fundado por um Irlandês.
Grande mixórdia...

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Impressão minha, ou o amigo Nani está na foto?

Anj

25/10/07, 18:13  
Blogger O Bicho disse...

Bem aparecido, Anj.
Por acaso um gajo encostado à varanda até é parecido. Mas não era ele.
Penso que ele também estava neste jogo, com o "marado" do Engº da Moita, mas na bancada do outro lado.
Um abraço.

25/10/07, 19:43  
Blogger Kim disse...

Felizmente os celtas cairam aos pés dos iberos.
Parecia que um druida tinha despejado qualquer poção na baliza dos verdes!

25/10/07, 22:56  
Anonymous Anónimo disse...

Não era nesse que estava a falar, é um que vem pelo lado esquerdo a andar, com o "marado" à frente... :-D

Um abraço
Anj

29/10/07, 12:20  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial