Carta de Passeante 3
SEXTO - "A BOLA"
Há pouco, começou a chover em Lisboa.
Coisa que já não acontecia há bastante tempo - há uns quantos meses.
Contudo, apesar das ameaçadoras nuvens cor de chumbo, que se avolumam para os lados do rio, Jorginho não interrompeu a caminhada avenida abaixo, pois sentia-se razoavelmente protegido pela densa folhagem das árvores cujas copas abarcam todo o passeio.
A chuva, foi coisa pouca. Foi mais o barulho do que a molha, pois acabou mesmo antes dele passar na curva da Estação do Rossio. Nem chegou para espantar das ruas os turistas que aproveitam o morno Outono da nossa terra para calcorrear as velhas ruas da cidade.
Hoje andam cá muitos camones Escoceses - reparou o Joca - apercebendo-se da presença de muitas pernas nuas e peludas, nos grupos que ocupavam as esplanadas da Avenida. São os homens de saias - pensou - os que vestem o tradicional kilt, só não trazem as gaitas-de-foles à vista.
Pois não, a música é outra. O tilintar dos copos e das canecas de cerveja que se apressam a emborcar, para lubrificação das cordas vocais, no intervalo dos cânticos gaélicos que entoam.
Mas... quase todos vestem camisolas com riscas verdes e brancas como as do Sporting. Só que, no emblema bordado tem um trevo de quatro folhas em vez do símbolo do clube português - o leão. Tanto quanto sei, estranhou Joca e Eu também, se não me engano, o Trevo é o símbolo da Irlanda. Afinal, como é? Sportinguistas Irlandeses fardados de Escoceses ou Escoceses da Irlanda apoiantes do Sporting?
A explicação, veio logo a seguir, dada por um bando de rapazolas que desembocavam na Praça do Rossio, vindos da Rua Áurea, envergando camisolas e cachecóis do Benfica.
Ao passarem por um grupo de Escoceses, sentados na esplanada do Nicola, desfraldam uma bandeira do clube da Luz e entoam o cântico "SLB! SLB! SLB! GLORIOSO SLB!!!"
Um deles acrescenta mesmo: “BENFICA, Três; CELTIC, Zero. E logo à noite, levam mais!”
Jorge, entendeu então que os estrangeiros eram adeptos de um clube que vinha jogar na Catedral, contra o Glorioso. Pelo nome (Celtic) tanto podia ser da Escócia como da Irlanda, uma vez que os antigos Celtas deixaram profundas raízes tanto num lugar como no outro.
E chegando-se mais perto do grupo, perguntou: ”Afinal de que clube é que são aqueles palhaços?”
Resposta do rapaz que parecia o mais pacato: “Do CELTIC de Glasgow, na Escócia!”
De repente, fez-se luz no espírito do Jorginho.
A clarificação penetrou por uma janela aberta na memória, fazendo chegar à consciência, a boa recordação do jogo a que assistira na época passada, em que o SLB deu TRÊS - ZERO a um clube Escocês, com um equipamento à SCP, que foi fundado por um Irlandês.
Grande mixórdia...
4 Comentários:
Impressão minha, ou o amigo Nani está na foto?
Anj
Bem aparecido, Anj.
Por acaso um gajo encostado à varanda até é parecido. Mas não era ele.
Penso que ele também estava neste jogo, com o "marado" do Engº da Moita, mas na bancada do outro lado.
Um abraço.
Felizmente os celtas cairam aos pés dos iberos.
Parecia que um druida tinha despejado qualquer poção na baliza dos verdes!
Não era nesse que estava a falar, é um que vem pelo lado esquerdo a andar, com o "marado" à frente... :-D
Um abraço
Anj
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial