terça-feira, julho 22

Amigos dos Moinhos


O arquitecto que projectou a moradia das "Termas do Bombarral" incluindo esta réplica de Moinho Saloio que anima o espaço em redor da casa, foi - coincidências - o meu primo Jorge. Natural e residente na Região (Livramento) Oeste, ele é ainda um activo defensor da preservação dos Moinhos de Vento.


Segundo uma Associação de Amigos dos Moinhos, o Moinho Saloio foi importado da zona de Lisboa, onde existiam no final do século XVIII cerca de 500 moinhos, que tinham capacidade para produzir perto de meio quilo diário de pão por pessoa, a chamada "ração".
Foram estrategicamente construídos numa coroa que apanhava parte do vale de Alcântara, Amoreiras, Monsanto (onde ainda existem algumas torres), Oeiras, Loures e Amadora.
Esses moinhos funcionaram em pleno durante o século XIX, até que a logística e os custos de manutenção se tornarem incomportáveis. A revolução industrial veio concentrar a produção em uma ou duas fábricas de Lisboa e os velhos moinhos foram fechando uns atrás dos outros, deixando de funcionar, devido à evolução tecnológica.

2 Comentários:

Blogger Carla D'elvas disse...

na quinta do meu avô, em vila praia d`âncora, existe um moinho :)
... embrulhado, em muitas memórias e com um rio, transparente, aos pés.
gosto de moinhos :)
na parede há um.
no estoril, só na feira do artesanato ;)

BEIJOKA

22/07/08, 13:38  
Anonymous Anónimo disse...

VOU VISITAR O TEU MOINHO.
LEVO ALGUNS DIAS.
VOU DE BURRO.

manuel leão

23/07/08, 00:33  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial