sábado, abril 11

Castelos do Sul (1)


Acho que o tema "Castelos" não tem nada a ver com "O Pessoal da Porcalhota".
Nunca existiu, nem nas épocas mais remotas da história (ou da Pré-história) da Porcalhota nenhum castelo, nem sequer um forte, na região.
Apesar das significativas elevações - como a Serra do Marco - que rodeiam o antigo burgo, o mais próximo de fortificação, que podíamos considerar seriam as pequenas torres circulares ameadas das Portas de Benfica ou uma ou duas "casa-matas" situadas nalguns pontos estratégicos da velha "trincheira" de defesa de Lisboa, cavada ao lado da nossa conhecida "Estrada Militar".

No entanto, Eu tenho a mania de visitar Castelos - gosto de ver um castelo por fora e por dentro, apreciar as muralhas de perto e a silhueta ao longe - deve ser algum resquício genético, um par de cromossomas herdados do primeiro conquistador lusitano.
Numa volta pelos castelos da margem esquerda (sul) do Tejo, paragem em Palmela.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Os "saloios" de Benfica deslocavam-se a Lisboa para venderem frutos, legumes e flores. Sendo às Portas de Benfica que se efectuava a pesagem dos produtos que entravam na cidade, servindo este edifício como ponto de apoio para a cobrança do imposto atribuído à entrada de mercadorias em Lisboa.


http://retalhosdebemfica.blogspot.com/2009/02/os-saloios-de-benfica.html


No final da estrada erguem-se as antigas Portas de Benfica, que marcam a fronteira entre os concelhos de Lisboa e da Amadora. Foi Posto Fiscal e Delegação das Alfândegas de Lisboa. Último posto fronteiriço dos 26 que assinalaram os limites fiscais da cidade, conseguiu sobreviver à fúria urbanística, constituindo um interessante conjunto arquitectónico. Construídas em 1886, as portas de Benfica são actualmente propriedade do Ministério das Finanças.

http://www.eb1-lisboa-n17.rcts.pt/Patrimonio%20%20Benfica.htm

14/04/09, 20:40  
Blogger RS disse...

Pode não haver vestígios de monumentos pré-históricos na Porcalhota, mas que há lá muitos "Cro-Magnons", isso há!

15/04/09, 16:34  
Blogger RS disse...

Sem ofensa para os "Australopitecus" e para os "Pitecantropos".

15/04/09, 16:37  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial