sexta-feira, dezembro 10

Portugal de Cima

Viana-do-Castelo, a Princesa do Lima.
Antes de ser do Castelo, foi do Lima, da Foz do Lima e ainda antes foi apenas o lugar de Átrio ou Adro, até que em 1528, D. Afonso III, lhe concedeu foral com o nome de Viana.
Curiosamente a origem deste nome está ligada (como o da Amadora) a uma paixão fatal. Desta feita, na história ou na lenda, o infeliz apaixonado tem um caso com a Ana ("eu Vi a Ana") enquanto outro o caso era com a Dora ("eu Amo a Dora"). Mulheres... sempre as mulheres, na origem de tudo!
Por essas e por outras é que neste dia, almocei em Bucelas, fiz 400 Kms seguidos a falar sozinho até Viana, tomei um café, ouvi a mensagem da máquina dos cartões Galp Frota a dar-me os parabéns pelo aniversário e voltei para jantar em Massamá, com 800 kms de aperitivos no bucho. Apesar de tudo, foi uma sorte não ter recebido nenhuma mensagem de parabéns da Brigada de Trânsito da GNR.
Enquanto isso, um satélite da NASA tirou esta fotografia. De facto estava um lindo dia para viajar e para fotografar. Com um pouco mais de zoom conseguíamos ver o meu carro na autoestrada A28 - uma daquelas SCUD'S que vai deixar de ser? Espero que não! O que poupei na portagem Porto-Viana e volta, ainda deu para lá comprar um Bolo-Rei e meio quilito de Tripas Enfarinhadas - grande petisco.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial