sexta-feira, dezembro 3

O 11 de Setembro

A minha equipa no Estúdio D.
A central de comunicações da Radiotelevisão entrava diariamente em contacto com a rede Europeia de Televisão (Eurovisão) para troca de notícias do mundo inteiro. Surpreendeu-me bastante constatar que alguns desses acontecimentos não podiam ser notícia na nossa RTP. Por exemplo, a minha entrada para operador da RTP, em 1970, coincidiu mais ou menos com a eleição de Salvador Allende para presidente do Chile. Era um daqueles acontecimentos que não interessava muito noticiar.
E por coincidência, eu também estava de serviço na noite em que o Allende foi despachado pelo golpe do General Pinochet, em 11 de Setembro de 1973. Curiosamente tinha estado a fazer a gravação e preparação para emissão (sempre com um jeitoso da PIDE atrás de mim a controlar) de uma Conversa em Família do Prof. Marcelo – não o da TVI, mas o outro o Caetano, o tal que “fez sinal à esquerda mas virou à direita”.
Passados uns dias, percebi ainda melhor, como afinal era arriscado trabalhar na estação de televisão nacional, quando uma brigada da ex-PIDE então DGS foi aos estúdios recolher o meu colega da Videotape, Joaquim Osório de Castro. Foi transferido com “licença sem vencimento” para as instalações de Caxias até ao 25 de Abril.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Nseta foto pareces um "betinho" de cara lavada!
Nada parecido com o Luis Martins dos tempos do PREC, em que eu tinha de fazer de "Freitas" para arranjar um meio termo para todas as situações.
Mas olha que eu gostava muito deste "betinho"!
JR

06/12/04, 14:00  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial