terça-feira, dezembro 21

A Sociedade em construção

Edifício 3 - 1ª parte.
Nesta foto, cedida pelo amigo Rui Salvador (também ele da Pedro Franco e sócio da SFRAA) pode ver-se ainda nas na parte de trás do edifício em construção, o resto do 2º edifício - a parte do palco. O tempo desta construção deve ter sido pelos anos 60.
Decerto nesta altura a sociedade já não tinha que pagar o "Foral".
Isto no dizer de um dos directores que nos anos 50 mais dinamizou a Sociedade, o tio do Carranquinha - Ti Manecas. Segundo ele me contou há dias, a SFRAA estava isenta do pagamento de alguns impostos sobre as suas receitas, mas tinha que entregar anualmente à Câmara de Oeiras uma contribuição em dinheiro, equivalente a não sei quantas Galinhas, Patos e outra Criação.
A designação desta espécie de imposto, não seria provavelmente "foral" (talvez "dízima") mas não deixa de ser curioso e pode ser coisa para pesquisar nos arquivos da Sociedade ou da Câmara Municipal. Só em 1950 e tal ou 60 é que a Direcção, coadjuvada segundo percebi, pela importante acção do Sr. Pombo, conseguiu a isenção dessa contribuição.
Não percebi muito bem que espécie de requerimentos foram feitos, mas talvez tenho sido feito um pagamento equivalente a muitos anos ou qualquer coisa do género "ad perpetuum rei memoriam", ou seja, para todo o sempre.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Tenho que confessar que ver fotografias é de longe um passatempo que adoro. Especialmente se forem já com alguns anos, e se de algum modo dizerem-me ou poderem-me identificar-me com alguma coisa, melhor.
Eu em 01-04-1967 ( dia das petas ) nasci eu "quase" encostadinho ao palco da S.F.R.A.A, daí a minha veia de artista. Mais para o Circo , confesso .. E digo "quase" porque eu nasci do lado esquerdo do prédio (nº3). Como sabem toda a gente da Porcalhota e não só tem uma alcunha, aquele que não tivesse alcunha, coitadinho, nem Deus lhe valia. Acontece também, como voces sabem até melhor que eu, muitos de nós até tinham várias. O meu caso torna-se particular devido a uma "forçada" operação de cosmética,(naquele tempo ninguém sonhava com Pilings)o que me valeu e também porque a idade começava a ser outra e os locais de "estacionamento" também, dizia, valeu-me a mudança de alcunha ou seja ; de Pintelho passei a ser Pantas, e assim tem sido já à alguns anos. Assim aproveitopara pedir desculpas por eventuais susceptibilidades que possa ter atingido com as minhas primeiras intervenções, pensava eu que poderiam identificar-me por aí mas não, voces são muita velhos já pá . Lol .O meu amigo de infância Rui Salvador, também concordou que mudar a alcunha cada vez que intervisse neste blog seria melhor, mais light.
Também acho, visto ainda para mais que foi este o nome escolhido por aqueles que sempre gostaram de mim para que me acompanhasse como foi o que eu escolhi também na minha vida profissional . Obrigada e desculpem lá qualquer coisinha .
Pantas

22/12/04, 20:38  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial