quarta-feira, janeiro 5

S. Silvestre da Amadora

a prova clássica nos anos 50.
Quem sabe, talvez esta corrida de pés descalços tenha sido a precursora da actual da S. Silvestre da Amadora. Não me lembro, mas a prima Mónica que cedeu esta foto ao Rui Salvador, deve saber mais sobre a corrida e sobre os rapazes que aqui vemos.
Nesta imagem, captada quase em frente ao Carlos Barbeiro (talvez um dos espectadores no passeio), podemos ver um prédio interessante. O que tem as duas varandas iguais, no meu tempo era a loja do Amaral, uma espécie de centro comercial, que vendia quase tudo desde tecidos a metro até saca-rolhas.
Mas o interessante deste prédio era que, na fachada, a toda a largura, por cima das 4 portas tinha um painel de azulejo onde estava escrito: "A VERDADEIRA CASA DO COELHO À PORCALHOTA". Falei com um amigo que tem mais 20 anos de Porcalhota do que eu, e ele confirma esta lembrança. Decerto quem melhor se deve recordar é o neto do velho Amaral, o amigo Rui Amaral, que morava nesta casa.
Talvez ele queira dizer alguma coisa.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

He,he,he,he. Tá boa esta. É confusão minha ou o moço do lado esq. leva um boné ?? Sobre a traça arquitectonica ( também do lado esq. )não me lembro de tal, mas ouvi falar nessa tal placa, existindo ainda junto à esquina ( Supermercado Europa ) um edificio do género, aonde mora o Sr. Carlos Barbeiro e sua Esposa. Também lá morou um Amaral que chegou a ter uma mercearia na Pedro Franco aonde é hoje o talho, será que esse Amaral era familia do outro ?? Os edificios que estão do lado direito esses praticamente todos existem, Ti Rita, Padaria, Drogaria Américo.. Vinho, Pão & Drogas . que é que querem mais ???!?!? Um Abraço à lá "prochaine"
Pantas

07/01/05, 16:42  
Blogger O Bicho disse...

Era mais ou menos isso, Pantas.
Na esquina ocupada pelo supermercado havia a Taberna e Mercearia do Oliveira e logo a seguir, antes da Barbearia havia uma outra Padaria.
O Amaral da Mercearia era o José filho do velho Amaral.
Era um quarteirão com intensa actividade comercial.
Tenho um pequeno episódio para um dia destes relacionado com a Drogaria.
até lá, um abraço.

07/01/05, 18:02  
Anonymous Anónimo disse...

É mesmo um boné e segundo a Sra. Mónica, o "moço" vive actualmente nos EUA.
Um abraço ao "Pessoal da Porcalhota"
RS

08/01/05, 00:57  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial