terça-feira, janeiro 18

Se Bem Me Lembro...

foi com esta pequena Câmera de Televisão
que fiz os meus primeiros trabalhos de Operador de TV na RTP. Comecei no Estúdio B, por acompanhar as gravações do Programa “Se Bem Me Lembro…” do Prof. Vitorino Nemésio.
Para aprender, eu ficava ao lado do cameraman e observava o que ele fazia, seguindo as instruções do realizador pelos auscultadores. Era simples, o Prof. sentado numa cadeira, falava, falava, de tudo e mais alguma coisa. E falava – para mim - como se estivesse a dar aula a um aluno. No fim, o operador fazia sinal para acabar e ele dizia simplesmente: “pronto, já estão a fazer sinal, por hoje é tudo.”
Quando chegou a minha vez de tomar conta da câmera sozinho, foi tramado, pois não consegui enquadrar a imagem do Prof. dentro do pequeno ecrã. Ele tinha-se habituado a falar para mim e agora que eu estava atrás da câmera, ele desviava a cabeça ora para um lado ora para outro para me ver.
Solução: a partir desse dia tivemos sempre um assistente de produção (o sr. Feijoó com 2 ós) sentado numa cadeira ao meu lado durante a gravação, a fim de que o professor passasse a falar para ele.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Isto é a prova provada que a figura do Gigi é angelical e cativante.
Mesmo calado, apesar do dedo em riste, todos gostam dele.
Descansa Professor,que o Gigi continua do lado de cá do filme e hoje sou eu que em surdina, falo com ele, mas ...
Se bem me lembro Professor ... há mau tempo no canal.
Quim

18/01/05, 23:14  
Anonymous Anónimo disse...

Eu se bem me lembro, lembro-me muito vagamente dos programas do Prof. Vitorino Nemésio. Mas quem diria que era filmado por um ilustre Porcalhotense e que eu viria um dia a conhecê-lo.
RS

18/01/05, 23:30  
Anonymous Anónimo disse...

Como por vezes as coisas simples podem ser tão bem feitas. Também concordo que o Prof. Vitorino Nemésio muitas das vezes conseguiu cativar a "plateia" devido á sua (dele), "musa" inspiradora que devia e deve ser o Sr. Gigi .
Pena é que o Prof. Vitorino Némesio não conseguia ler pensamentos , pois se a altura coincidiu com a existência de alguma toca "bichão" a Musa transformava-se em Tusa , e teriamos concerteza o Prof. Vitorino preso no Tarrafal por vocabulário e estórias imprórias para a época . Mas agora fora de brincadeiras, adorei esta pequena Estoria, passarei também eu a contá-la, aliada ao orgulho de se ser da Porcalhota.
Obrigado
Pantas

19/01/05, 12:54  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial