quarta-feira, fevereiro 23

Noite Histórica

Ou noite com (a) História.
A história é esta: com um frio de rachar, hoje soube bem ficar à lareira a queimar o pouco que me resta da lenha deste Inverno, que já vai longo, lendo um Manual Enciclopédico, bem acompanhado por um balão de Aguardente velha (quentinha) e embalado pelo tic-tac do pêndulo do velho Relógio.
A parte histórica: a lenha de sobro e azinho era de árvores que tinham de certeza para cima de 50 anos; o Manual Enciclopédico, edição de 1893 do livro de Instrução Primária da minha Tia-Avó; a Aguardente velha era Velhíssima; o copo, herança da minha Tia Mocha, também é muito mas muito mais velho que eu; o Relógio, relíquia da Taberna Parreirinha da Porcalhota que foi Ti Joaquim Ferrador (velho), meu Tio-Avô, nem sei quantos anos terá.
E ainda, histórias que li no Manual: conto um dia destes, algumas histórias da história de Portugal, daquelas do Prof. Hermano Saraiva. Por agora fica só uma ajudinha para os alunos de Matemática não se esquecerem do famoso Teorema de Pitágoras.
Na antiga praia de Siracusa,
Mostrava Pitágoras aos seus netos:
Como o quadrado da Hipotenusa
É igual à soma dos quadrados dos Catetos.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sabes que o menino Carlinhos foi aluno de Pitágoras e era amante da mulher deste? Um dia, tendo sido chamado a comentar o teorema terá dito:

Relaxava a bela Eneida
Na praia de Siracusa
Disfrutando naquela peida
Um grande momento de tusa

Algo incomodado com tão erótica quadra, Pitágoras terá respondido:

Seja nas areia de Siracusa
Seja na ilha de Rhodes
Olha bem para a minha tusa
Se não te cagas, bem te fodes

Aqui deixo meu amigo
Esta prosa bem diferente
Chamando ao cú, um figo
Vou terminar, minha gente

Os teus ancestrais, corarão de vergonha, quando souberem que os seus legados, serviram de inspiração para o comentário duma "Noite Histórica".
Olha lá, essa aguardente velhissima é daquela que me tens dado a beber?
Quero-a servida no copo da Tia Mocha.
Quim

23/02/05, 09:39  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial