terça-feira, fevereiro 8

A Ti Virgínia

Click para AUMENTAR e o Ti Chico.

Para lá desta porta, sempre aberta para os amigos e vizinhos, havia apenas duas divisões, onde morava o mais pobre casal de inquilinos da D. Efigénia (a dona da Quinta). Genuínos representantes da região Saloia (com burro e carroça), viviam dos produtos da horta que regavam com água, retirada com a picota, do rio da Porcalhota, ali mesmo junto ao que era o arco maior do Aqueduto. De vez em quando lá havia um petisco extra, um coelhito bravo ou até uma cobra guizada, que eu cheguei a provar sem saber o que era.
À Ti Virgínia, devo talvez uns 50 anos de vida. Foi ela, que com uma genica extrarordinária, me carregou no colo levando-me numa corrida desde a minha Tasca até ao posto dos Bombeiros. Completamente inanimado, sem sentidos nenhuns, tive que levar 2 injecções na veia para readquirir a consciência. Ninguém tinha percebido que eu tinha emborcado uns quantos litros, directamente do barril, com a boca debaixo da torneira, a provar o vinho (branco) novo.
Foi de tal maneira que só consegui voltar a beber vinho quando estava na tropa.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Tão perto e tão longe.
Como eu gostria de ter conhecido o que se passava para lá daqueles muros.
Imigrei para a Pedro Franco em 1963. Não havia razões para não me lembrar. Para além dumas "chinchadas" de nespereiras que tombavam para a Quinta do Pau, pouco mais ficou, porque o temor a Deus, que os tempos eclesiásticos sulcaram em mim, ainda se sobrepunha aos demais desenrascanços dos também recém chegados alentejanos.
Não me lembro mesmo nada da Ti Efigénia.
Valeu a estirpe de tão corajosa mulher, que esfalfada com tão lingrinhas personagem ao colo, consegue dar, pelo menos, mais meio século de vida ao melhor amigo do mundo.
"RESTE IN PACE" Efigénia!
Quim

07/02/05, 20:06  
Anonymous Anónimo disse...

A Virginia o que é de Virginia.
Que esta me desculpe.
Obrigado Ti Virginia.
Quim

07/02/05, 22:10  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial