quinta-feira, outubro 27

Uma Pimpinela


Aqui está ela.
Não é a "Pimpinela Escarlate" do Romance e Filme homónimo, o misterioso aventureiro da Revolução Francesa, inimigo de Robespierre.
Também não é Verde, como as Pimpinelas Madeirenses.
Esta é Amarela como todas as outras dezenas delas que crescem no meu quintal, até debaixo do telheiro.
O fruto original veio há um ano do quintal da minha Tia Inglesa de Valença do Minho e desde então não parou de ramificar.
São tenrinhas, não têm caroço substituem a batata ou e/ou o nabo e fazem um puré muito bom.
Também lhe chamam Chuchu - não sei como se escreve.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Chouchou. Vem do françês choux=couve. É mais um neologismo da ligua portuguesa, tão mal-tratada pelas americanices.
Para quem não conhece, vale a pena fazer uma visita à casa do Gigi. É chouchou, por todo o lado.
Sou um fã incondicional do dito.
Quim

27/10/05, 14:10  
Anonymous Anónimo disse...

Mas este Quim é um poço de conhecimentos,eras o melhor na escrita,eu ando bastante naba nesta modalidade hà muito tempo que não escrevia isto do blog é bom para desenvolver, mas ainda acho que como estamos em Portugal devemos dizer chuchu. qual é a tua opinião.Desculpem qualquer calinada é como estar na 1ªclasse .Chau e boas pedaladas eu como não tenho companhia tenho a bicicleta na garagem.Maria

29/10/05, 08:46  
Anonymous Anónimo disse...

Olha Maria, é evidente que uma palavra quando é transformada, do original para popularucha,fica com a forma que se lhe qiuser dar. Nunca há rigor nisso. Mas, em francês, o "U" só tem valor de "U", quando escrito com "OU". O "U", lê-se "IU", logo, chuchu, ler-se-ia chiuchiu. Pelo mesmo motivo dizemos "boite" e não escrevemos "buáte", O princípio é igual. Já os brasileiros não pensam da mesma forma e aportuguesam os estrangeirismos tal e qual como são lidos.
Está esclarecido Maria.
Só dei esta explicação, porque gosto muito que também me expliquem aquilo que, às vezes parece não ter explicação.
De resto, ninguém sabe muito. Quando começamos a saber qualquer coisa, está na hora de partir.
Quim

29/10/05, 16:29  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial