terça-feira, janeiro 1

Ano Novo, Mundo Velho


(Nascer do dia no Meson D. Quixote, em Varadero)

...creio que há razões para que sejamos optimistas.

Irrenunciavelmente optimistas, diria um poeta, porque para além das ameaças, das bombas, das guerras, das agressões, da guerra preventiva, da destruição de povos inteiros podemos verificar que se está a levantar uma nova era, como canta Silvio Rodríguez, "
La Era está pariendo un corazón".

Levantam-se correntes alternativas, pensamentos alternativos, juventudes com pensamento diferente.
Já se demonstrou, em apenas uma década, que era totalmente falsa a tese do Fim da História, totalmente falsa a instauração do Império Americano, da paz americana, da instauração do modelo capitalista, neoliberal que o que gera é miséria e pobreza.

Totalmente falsa a tese, veio abaixo. Agora que há que definir o futuro do mundo. Há um amanhecer no Planeta e vê-se por toda a parte, pela América Latina, Ásia, África, Europa, Oceania. Quero ressaltar esta visão de optimismo para que fortaleçamos a nossa consciência e a nossa vontade de batalha para salvar o mundo e construir um mundo novo, um mundo melhor.

(Palavras de um discurso recente de Hugo Rafael Chávez Frías)
Ora, nem mais, -"Quem fala assim, não devia ser mandado calar!"

9 Comentários:

Blogger RS disse...

Desde que esse novo mundo seja Democrata, por mim tudo bem!

Mas o Sr. Chevez citou mal "Fukuyama". Esta falava da instauração do modelo capitalista liberal e não neo-liberal, que é bem diferente.

01/01/08, 15:45  
Blogger O Bicho disse...

Muito bem meu amigo (Blogador) mas, acho que podemos reflectir um pouco sobre aquilo que Claude Julien escreveu (em 1972) - "O Suicídio das Democracias".
Lembro-me que encontrei este livro, em 73 ou 74, no escritório da revista "O Tempo e o Modo", onde o Kim trabalhava.
Na altura, comecei a ler, mas não percebi muto bem - naquele tempo a minha formação cultural não era suficiente para me fazer interessar pelo tema (sociologia).

01/01/08, 18:05  
Blogger O Bicho disse...

Quer dizer, naquele tempo, era mais... gajas.

01/01/08, 18:07  
Anonymous Anónimo disse...

Era mais - o Bichão - daí ter ficado o Bicho.
Quando vuelvas Gigi?
Estás a gostar?
Não há estórias para contar?

01/01/08, 19:26  
Blogger O Bicho disse...

Já soi volvido.
Solo voi a decir por ahora que:
PASSEI UM NATAL SENSACIONAL
COMO SE FUERA EL ÚLTIMO!!!
Tiengo estórias muchas para contar.
Imagens aos montes para mostrar.
Pero, no quiero chatear o Pessoal com a narração dos meus "prazeres íntimos de viagem".

01/01/08, 22:05  
Anonymous Anónimo disse...

Desde que estejas bem, podes narrar tudo que nós gostamos. Maria

02/01/08, 00:07  
Anonymous Anónimo disse...

Eu, não estou bem.
Eu, estava bem era lá.
Mas, pronto, se posso narrar, eu narro.
El Bichon

02/01/08, 04:16  
Anonymous Anónimo disse...

Leio com interesse o blog do Gigi.
As palavras são de esperança, razão para sermos optimistas, não vai haver fim e a história vai continuar.
O novo mundo será um coração de Amor, criado com a essência desse sentimento.
Vai ser necessário; que se juntem as ideias,que se criem as formas, pois os novos seres,são uma realidade de novos métodos.
Somos optimistas.

02/01/08, 20:11  
Blogger kamila disse...

oi eu queria saber como era o ano novo antigo e só isso.

06/04/08, 19:49  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial